Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Municípios devem enfrentar frio intenso apenas pelos próximos dias, afirma Inmet

14/06/2016

Imagem notícia
Nos últimos dias, muitas pessoas têm resgatado do armário os casacos mais espessos para enfrentar o frio. A razão dessa mudança repentina de temperatura é uma massa de ar frio, localizada sobre a região Sul do país.

É o que revela Luiz Cavancanti, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante entrevista para a Agência CNM.“É uma massa fria que se formou no Polo Sul e chegou ao nosso país. Hoje ela está centralizada em Santa Catarina, mas atinge até aqui na região Centro-oeste. É uma grande bolha de ar que faz com que a gente tenha temperaturas bem baixas”, afirmou Cavalcanti.

Esta segunda-feira, 13 de junho, começou gelada para muitos Municípios brasileiros. Na cidade de General Carneiros (PR), os termômetros registraram -7ºC, menor temperatura verificada no Brasil para a data.

Em Campos Novos (SC) o frio também foi intenso e chegou a -4ºC, segundo informações do Inmet.“Essas foram as temperaturas registradas. Se tiver vento, a sensação térmica é de ainda mais frio”, alertou o meteorologista. Cavalcanti explicou, ainda, que os efeitos dessa massa de ar não serão prolongados. “De ontem para hoje a presença da massa de ar ficou mais intensa, mas nos próximos dois dias ela tende a se deslocar para o meio do oceano.

Então, as temperaturas começam a se elevar novamente na região Sul, Sudeste e até mesmo na região Norte”.De acordo com Cavalcanti, o Acre registrou temperaturas baixas nos últimos dias. Os estados como o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também tiveram de enfrentar o frio. A tendência é que, com o deslocamento da massa de ar, a temperatura se eleve a partir de quarta-feira, 15 de junho.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário