Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Moradores que jogam entulho nos canteiros podem ser penalizados

19/01/2017

Imagem notícia
O secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, está preocupado com o excesso de móveis velhos, entulho e objetos inservíveis descartados de forma irregular nos canteiros das avenidas de Umuarama, que já enfrentam o problema do mato alto. “Temos encontrado de tudo, desde sofás, armários e balcões velhos, até fogões, geladeiras e vasos sanitários”, informou.

A situação é agravada pelo grande volume desses descartes e os responsáveis podem ser autuados.Esse material – considerado 'lixo pesado' – tem dificultado a limpeza dos canteiros, pois aumenta o trabalho e causa danos aos equipamentos usados na roçada, atrasando ainda mais o serviço. “Onde há entulho o trator equipado com roçadeira não consegue entrar e o trabalho acaba ficando para os servidores que operam roçadeiras manuais.

Por isso, leva muito mais tempo”, afirmou o secretário.Guimarães acrescenta que, na medida do possível, a secretaria tem disponibilizado equipes de servidores e veículos para a remoção dos rejeitos, que são uma responsabilidade da pessoa que os descarta. “Pedimos a compreensão e a colaboração da comunidade para evitar esse problema, fazendo o descarte da forma correta. Lugar de lixo é no aterro sanitário municipal, onde há um local reservado para móveis velhos, eletrodomésticos e entulhos em geral”, orientou.

Outro alerta do secretário é para as penas que podem ser impostas aos 'sujões'. “Essa prática fere o Código de Posturas do município e os responsáveis podem ser penalizados. O melhor é evitar esse transtorno e não jogar mais lixo nos canteiros. Providenciem o transporte até a área apropriada para o descarte no aterro”, recomendou.

Desde o início do ano, a Prefeitura já recolheu mais de 150 caminhões de lixo dos canteiros, além do mato cortado nas roçadas. “Este é um grande desafio, uma vez que nossa frota de veículos em operação é pequena e a equipe de trabalho também é limitada. Por isso, é fundamental a participação da comunidade evitando o descarte irregular de móveis, entulho e outros resíduos nos canteiros”, completou Guimarães.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário