Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Moradores de rua iniciam curso profissionalizante intermediado pela Prefeitura

03/03/2016

Imagem notícia
A Secretaria de Assistência Social está desenvolvendo uma iniciativa que poderá mudar a vida de pessoas que se encontram em extrema vulnerabilidade social. Começou nesta quarta-feira (02), o curso profissionalizante de Mecânica Automotiva no Senai, destinado para moradores de rua. Neste primeiro momento, 12 pessoas que estão em acompanhamento com a equipe da pasta, sinalizaram interesse na qualificação e passarão a frequentar o Senai três vezes por semana para completar o curso de 30 horas.

Com base no perfil dos interessados, a equipe analisou qual curso se enquadraria nas expectativas da turma e optaram pelo curso de Mecânica Automotiva, onde aprenderão o básico sobre as técnicas e procedimentos operacionais dos veículos. Segundo o secretário de Assistência Social, Ivan Ruiz Belice, este é apenas o início da iniciativa que trará mais oportunidades ao grupo. “Após este curso, dependendo da adesão dos alunos, poderemos viabilizar um curso avançado na área e ofertar outras opções para atrair ainda mais pessoas.

Temos a responsabilidade de apontar novos caminhos e resgatar a autoestima dessas pessoas que se encontram nas ruas. Além do trabalho psicológico e social, é importante mostrarmos na prática que ainda é possível obter novas conquistas”, conta.A maioria dos participantes estão na Apromo ou no Centro Pop, por isso, a Prefeitura está ofertando transporte gratuito para que eles possam frequentar as aulas. Além deles, a Secretaria abriu outra turma voltada para jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.

As aulas desse grupo acontecem aos sábados.Na primeira aula realizada na manhã desta quarta-feira (02), o secretário de Indústria e Comércio, Rômulo Rauen, fez questão de estar presente. Isto porque, queria reforçar a necessidade que o Município está tendo em achar pessoas qualificadas para as vagas de emprego que abrem em Umuarama. “Não há como medir a satisfação em ver o interesse dessas pessoas em se qualificar. Atualmente, nosso maior empecilho na intermediação de mão de obra, é a falta de qualificações.

Sem dúvida nenhuma, estas pessoas terão um diferencial ao disputar uma vaga de emprego e estão abrindo uma porta para uma nova vida”, destaca.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário