Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Medicamentos de pressão e diabetes serão entregues pelas Farmácias Populares

17/02/2016

Imagem notícia
A partir desta semana, os medicamentos entregues pelas unidades básicas de saúde (UBS) para tratamento de asma, diabetes e pressão, sofrerão mudanças no processo de dispensação. A Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao convênio Farmácia Popular para a distribuição destes remédios à população.

Nesse sentido, a Prefeitura reduzirá a quantidade comprada dos produtos e poderá investir o recurso remanescente na compra de outros remédios de grande demanda na Farmácia Municipal.

A distribuição dos medicamentos das três categorias serão de responsabilidade das farmácias que possuem convênio com o Ministério da Saúde. Dessa forma a única mudança para o usuário será o local de dispensação do remédio, que migrará dos postos para a farmácia conveniada de sua preferência. “A distribuição continuará gratuita, a única alteração será o local de retirada do medicamento e esse processo também continua sendo simples, o usuário só precisa ir até uma farmácia conveniada com um documento pessoal e a receita”, explica o secretário de Saúde, Luiz Haiduk.

Nos casos de pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção, a Secretaria de Saúde continuará a fazer a entrega dos medicamentos por meio dos agentes comunitários. Já o usuário que quiser que um terceiro faça a retirada do remédio, deve fazer uma procuração no nome da pessoa para que a mesma possa apresentar na farmácia no ato da entrega. O modelo da procuração estará disponível nos postos e nas farmácias. “Não precisa fazer uma procuração para cada vez que a pessoa for retirar o medicamento. Uma única procuração é válida por tempo indeterminado”, destaca Haiduk.

Segundo a equipe da Secretaria de Saúde, poderá haver dificuldades na quebra de rotina dos usuários, no entanto, a mudança trará muitos benefícios aos pacientes. Isto porque, as farmácias possuem horários flexíveis de atendimento e menor fluxo de movimento, o que permitirá maior tranquilidade na retirada do medicamento. “Praticamente todas as áreas de abrangência dos nossos postos possuem uma Farmácia Popular”, ressalta o secretário da pasta.

A mudança já foi apresentada ao Conselho Municipal de Saúde e às equipes dos postos, que iniciaram a orientação da população. A alteração será executada por um período de três meses como forma de experiência. Após este prazo, a equipe e o conselho se reunirão para discutir a efetividade da mudança.

Segundo Haiduk, esta adaptação foi necessária em virtude da dificuldade em atender toda a demanda de medicamentos necessários na Farmácia Municipal. Isto porque, tanto o Governo Federal como o Estadual, enviam recursos com base na quantidade de habitantes do Município conforme Portaria 1.555/13, mas o número é desatualizado. O cálculo é feito sobre o número constado no IBGE de 2011 que estima 101 mil habitantes, porém, segundo IBGE de 2015, a Capital da Amizade já chegou a marca de 108.218 umuaramenses. Além disso, o recurso é pequeno. O Governo Federal encaminha R$ 5,10, enquanto o Estado repassa R$ 2,36 por habitante para compra de remédios.

“A Prefeitura muitas vezes aplica contrapartida para aquisição de outros medicamentos. Repassando estes remédios para o convênio da Farmácia Popular, conseguiremos economizar um valor significativo que nos permitirá atender demandas para compra de outros remédios”, destaca o secretário de Saúde.

REUNIÃO

A Secretaria de Saúde convidou representantes de todas as farmácias conveniadas para uma reunião na manhã desta terça-feira (16). O encontro teve como objetivo orientar os estabelecimentos e tirar possíveis dúvidas sobre o processo de dispensação.


Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário