Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Indicadores de segurança melhoraram em 2015

12/01/2016

Imagem notícia
Os crimes de grande repercussão tiveram um ligeiro recuo em Umuarama, no ano passado, em comparação com os índices de 2014. O prefeito Moacir Silva recebeu com satisfação os dados, encaminhados pelo comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ênio Soares dos Santos, nesta segunda-feira, 11. “É muito gratificante saber que as nossas forças policiais têm combatido o crime com eficiência e com isso ampliado a sensação de segurança para a população”, afirmou o prefeito, ao receber um relatório completo com dados estatísticos referentes aos dois últimos anos.

Para o prefeito, conter a violência é o objetivo comum das polícias Militar e Civil e também da Guarda Municipal, que apoia as forças de segurança com o patrulhamento do patrimônio público e apoio em algumas ações. O comandante do 25º BPM lembra que os avanços foram conseguidos apesar de Umuarama localizar-se em região de fronteira, por onde frequentemente circulam pessoas ligadas ao tráfico de entorpecentes e contrabando de cigarros e eletrônicos provenientes do Paraguai.

“Os avanços apresentados, as expectativas de novas conquistas, com base em metas e um trabalho integrado da PM, Polícia Civil e Guarda Municipal, apoio do poder Judiciário e do Ministério Público, destaca-se o comprometimento pela prevenção dos policiais militares, que permanentemente são motivados pelo comando ao trabalho em equipe, valendo-se dos parceiros e apoiadores da comunidade”, descreveu o tenente-coronel Ênio.

Observando os números, é possível constatar redução de 14% no número de homicídios em 2015, com registro de 16 casos – contra 21 em 2014. Outras sete cidades da área do batalhão também registraram menos mortes violentas, enquanto em Altônia, Alto Piquiri e Francisco Alves os números pioraram. Em seis cidades não houve evolução nem redução. O número de roubos também caiu em Umuarama (21%), no comparativo entre os dois últimos anos. Na região a queda foi ainda maior, 24%. A PM registrou 92 roubos de carros em 2014 e 60 em 2015.

Houve ainda aumento nas apreensões de drogas como o crack, a cocaína, haxixe e ecstasy, e redução na interceptação de maconha e na apreensão de armas. O número de furtos, porém, aumentou (2.908/2.454), bem como as detenções por porte de drogas (137/84) e a prisão de traficantes (260/211).

O relatório mostra que os autos de infração no trânsito diminuíram consideravelmente, na comparação entre 2015 (5.211 autuações) e o ano anterior (7.536). Também caiu o número de veículos apreendidos (955/1.035) e o registro de acidentes (1.569 no ano passado e 1.919 no anterior). Já as autuações por embriaguez ao volante aumentaram (199/184). “Os números mostram uma evolução importante, mas ainda temos muito trabalho pela frente para tornar Umuarama uma cidade mais segurança. Contamos com o empenho da Polícia Militar e oferecemos o apoio total da Guarda Municipal nessa batalha contra a escalada da violência”, completou o prefeito Moacir Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário