Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Idosos se unem para promover doação de medicamentos em desuso

31/03/2016

Imagem notícia
A Prefeitura de Umuarama tem realizado um trabalho muito especial com a população idosa. Diversas secretarias tem desempenhado projetos a fim de promover a qualidade de vida dessas pessoas e inseri-las em atividades sociais.

Uma das pastas que desenvolve uma ação nesse sentido, é a Secretaria de Assistência Social por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI).

SCFVI é um trabalho desenvolvido com grupos de idosos e tem o intuito de realizar trocas culturais e de experiências de vida entre os participantes, por meio de diversas atividades, como reuniões, acompanhamento psicológico, artesanato, recreação ou oficinas. Dessa forma, os usuários ampliam sua rede de convivência e tem acesso à informações que o auxiliarão nas relações sociais.

Além das atividades de rotina, o serviço realiza ações pontuais com o intuito de reforçar o papel social do idoso. Um destes projetos, tem ganhado espaço e gosto pelos participantes. Trata-se do Farmácia Itinerante, que tem como objetivo promover o exercício da cidadania e responsabilidade social entre os idosos.

A ideia da ação tem como base um projeto já existente, a Farmácia da Partilha que é desenvolvida pela Unipar e Igreja Matriz e arrecada doações de medicamentos para serem distribuídos à população. Nesse sentido, a equipe do SCFV teve a ideia de fortalecer o projeto com uma divulgação extra, organizada pelos idosos.

“Os usuários do Serviço de Convivência para Idosos frequentemente demandam de medicação para tratamento de diversas doenças e por vivenciarem vulnerabilidades econômicas, utilizam o serviço da Farmácia da Partilha, mas as vezes não encontram o medicamento que precisam, visto que o projeto é mantido por doações da comunidade”, destaca a psicóloga do SCFV, Débora da Mata.

A proposta do projeto foi de que os idosos confeccionassem caixas coletoras de medicamentos para deixarem na UBS do seu bairro com o intuito de coletar medicação em desuso pelos moradores. Os remédios adquiridos serão encaminhados para a Farmácia da Partilha neste mês. Com a iniciativa, a população ganha mais facilidade para realizar a doação, uma vez que o ponto de arrecadação foi descentralizado.

Além das caixas, os idosos também produziram cartazes que ficaram expostos na unidade básica de saúde. “Houve um envolvimento bastante significativo dos participantes. Com a iniciativa, além de serem beneficiados com o aumento de estoque de medicamentos, eles também exercitaram seu papel de cidadão”, conta Débora.

A estimativa é de que 170 idosos tenham participado do projeto. No início do mês, a equipe do SCFV reunirá os participantes para uma avaliação sobre o desenvolvimento da ação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário