Guarda Municipal está prestes a obter porte de arma; secretário avalia ações da Defesa Social
02/06/2016

O processo para o porte de arma dos agentes da Guarda Municipal de Umuarama depende da autorização definitiva da Polícia Federal. O secretário municipal de Defesa Social, Paulo Roberto Sequinel Fernandes, protocolou os documentos no último dia 28 e espera uma resposta positiva nos próximos dias. Segundo ele, todas as etapas foram cumpridas.
Os guardas passaram por avaliação psicológica, cursos teóricos e treinamento prático, todos certificados. A secretaria conta com o armamento em dia e também com a munição. “Temos 31 guardas aptos para portar armas e reforçar o policiamento ostensivo em Umuarama, ao lado da Polícia Militar. Assim que tivermos a autorização da PF eles voltam a atuar como antes da proibição do porte de arma.
Será um reforço importante na área de segurança, sem perder o caráter educativo e de orientação desempenhado pelos guardas na defesa do patrimônio público municipal”, pontuou o secretário.Além de informar sobre o andamento do processo, Paulo Fernandes fez uma avaliação positiva do trabalho de sua pasta – que além da Guarda Municipal também é responsável pela Defesa Civil e pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans).
Lembrou investimentos significativos feitos nos últimos anos, como a implantação do sistema de monitoramento de áreas centrais por câmeras, a atuação em momentos de catástrofes – por meio da Defesa Civil – e os cuidados com a sinalização de trânsito no município.“A Defesa Civil foi requisitada em diversas ocasiões, como no avanço da erosão do Complexo Poliesportivo, grandes acidentes, desmoronamentos e riscos à vida de moradores, por conta das chuvas.
O monitoramento é contínuo e a ação é rápida. Nossas equipes buscam aprimoramento constante, através de cursos, e contam com equipamentos adequados a uma resposta rápida em caso de necessidade”, avaliou o secretário.A Umutrans, por sua vez, tem uma atuação firme na orientação e segurança do trânsito.
O diretor Elizeu Vital da Silva lembra que diversas intervenções estruturais foram feitas em pontos de grande movimento na cidade. “Construímos rotatórias, redefinimos sentidos de vias, reforçamos e implantamos sinalização em praticamente todas as regiões da cidade, no centro, bairro e também nos distritos”, recordou.Seja com equipe própria ou com serviços terceirizados, a Umutrans tem investido bastante em melhorias na sinalização urbana.
Recentemente foram instalados semáforos em cinco pontos de grande movimento e alto índice de acidentes no trânsito local – os cruzamentos da Avenida Rio Branco com Rua Ney Braga (Agência do Trabalhador), Paraná com Rio Grande do Sul, Paraná com a José Honório Ramos, Apucarana com Rua Dr. Camargo e na confluência das avenidas Londrina com Rotary e Getúlio Vargas, onde foram necessárias adequações estruturais no canteiro central.Para agilizar a sinalização horizontal, o município adquiriu um veículo equipado que possibilitou a mecanização do trabalho, antes feito manualmente.
O equipamento custou R$ 70 mil em recursos próprios e trouxe várias vantagens para a organização do trânsito. O tempo de pintura foi reduzido em 70% com o uso da máquina. Outro ponto positivo é a economia de tinta e a possibilidade de atender vários pontos no mesmo dia. “Nas demarcações de 'pare', por exemplo, aumentamos a capacidade de seis para até 22 sinalizações por dia, com a máquina”, lembra Elizeu Vital.
Outra aquisição importante da secretaria, em conjunto com a pasta de Planejamento Urbano da Prefeitura, foi um estudo de tráfego contratado para solucionar problemas decorrentes do alto fluxo de veículos na área central de Umuarama. Realizado por uma empresa de Maringá, o trabalho traz propostas de mudanças e ajustes que vão desafogar as vias centrais nos horários de pico, quando o fluxo mais intenso torna o trânsito lento e perigoso.
O estudo aponta mudanças na sinalização, reprogramação de semáforos e até mudança de sentido na Rua Governador Ney Braga. Outra mudança proposta é a eliminação das vagas de estacionamento no contorno da Praça Santos Dumont, o que permitirá criar uma terceira faixa de circulação, aumentando sua capacidade de fluxo. Ainda na praça, o estudo sugere a colocação de dois semáforos nos acessos pela Avenida Paraná, alternativa que – apesar de inusitada – foi implantada com sucesso em praças de grande movimento em Maringá e outros centros.
O secretário Paulo Fernandes lembra que as mudanças devem ser aplicadas gradualmente, de acordo com prioridades definidas pelo prefeito Moacir Silva e pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. “O objetivo é organizar e dar mais vazão ao fluxo, para que as pessoas percam menos tempo durante seus deslocamentos”, continuou. “Várias intervenções estavam planejadas até o final do ano, em outros pontos, mas por conta da queda na arrecadação e das dificuldades orçamentárias, as mudanças precisaram ser adiadas.
Mas a atenção ao trânsito de Umuarama não diminuiu, bem como a preocupação em melhorar as condições de tráfego para aumentar a segurança e reduzir os acidentes”, completou.
Os guardas passaram por avaliação psicológica, cursos teóricos e treinamento prático, todos certificados. A secretaria conta com o armamento em dia e também com a munição. “Temos 31 guardas aptos para portar armas e reforçar o policiamento ostensivo em Umuarama, ao lado da Polícia Militar. Assim que tivermos a autorização da PF eles voltam a atuar como antes da proibição do porte de arma.
Será um reforço importante na área de segurança, sem perder o caráter educativo e de orientação desempenhado pelos guardas na defesa do patrimônio público municipal”, pontuou o secretário.Além de informar sobre o andamento do processo, Paulo Fernandes fez uma avaliação positiva do trabalho de sua pasta – que além da Guarda Municipal também é responsável pela Defesa Civil e pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans).
Lembrou investimentos significativos feitos nos últimos anos, como a implantação do sistema de monitoramento de áreas centrais por câmeras, a atuação em momentos de catástrofes – por meio da Defesa Civil – e os cuidados com a sinalização de trânsito no município.“A Defesa Civil foi requisitada em diversas ocasiões, como no avanço da erosão do Complexo Poliesportivo, grandes acidentes, desmoronamentos e riscos à vida de moradores, por conta das chuvas.
O monitoramento é contínuo e a ação é rápida. Nossas equipes buscam aprimoramento constante, através de cursos, e contam com equipamentos adequados a uma resposta rápida em caso de necessidade”, avaliou o secretário.A Umutrans, por sua vez, tem uma atuação firme na orientação e segurança do trânsito.
O diretor Elizeu Vital da Silva lembra que diversas intervenções estruturais foram feitas em pontos de grande movimento na cidade. “Construímos rotatórias, redefinimos sentidos de vias, reforçamos e implantamos sinalização em praticamente todas as regiões da cidade, no centro, bairro e também nos distritos”, recordou.Seja com equipe própria ou com serviços terceirizados, a Umutrans tem investido bastante em melhorias na sinalização urbana.
Recentemente foram instalados semáforos em cinco pontos de grande movimento e alto índice de acidentes no trânsito local – os cruzamentos da Avenida Rio Branco com Rua Ney Braga (Agência do Trabalhador), Paraná com Rio Grande do Sul, Paraná com a José Honório Ramos, Apucarana com Rua Dr. Camargo e na confluência das avenidas Londrina com Rotary e Getúlio Vargas, onde foram necessárias adequações estruturais no canteiro central.Para agilizar a sinalização horizontal, o município adquiriu um veículo equipado que possibilitou a mecanização do trabalho, antes feito manualmente.
O equipamento custou R$ 70 mil em recursos próprios e trouxe várias vantagens para a organização do trânsito. O tempo de pintura foi reduzido em 70% com o uso da máquina. Outro ponto positivo é a economia de tinta e a possibilidade de atender vários pontos no mesmo dia. “Nas demarcações de 'pare', por exemplo, aumentamos a capacidade de seis para até 22 sinalizações por dia, com a máquina”, lembra Elizeu Vital.
Outra aquisição importante da secretaria, em conjunto com a pasta de Planejamento Urbano da Prefeitura, foi um estudo de tráfego contratado para solucionar problemas decorrentes do alto fluxo de veículos na área central de Umuarama. Realizado por uma empresa de Maringá, o trabalho traz propostas de mudanças e ajustes que vão desafogar as vias centrais nos horários de pico, quando o fluxo mais intenso torna o trânsito lento e perigoso.
O estudo aponta mudanças na sinalização, reprogramação de semáforos e até mudança de sentido na Rua Governador Ney Braga. Outra mudança proposta é a eliminação das vagas de estacionamento no contorno da Praça Santos Dumont, o que permitirá criar uma terceira faixa de circulação, aumentando sua capacidade de fluxo. Ainda na praça, o estudo sugere a colocação de dois semáforos nos acessos pela Avenida Paraná, alternativa que – apesar de inusitada – foi implantada com sucesso em praças de grande movimento em Maringá e outros centros.
O secretário Paulo Fernandes lembra que as mudanças devem ser aplicadas gradualmente, de acordo com prioridades definidas pelo prefeito Moacir Silva e pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. “O objetivo é organizar e dar mais vazão ao fluxo, para que as pessoas percam menos tempo durante seus deslocamentos”, continuou. “Várias intervenções estavam planejadas até o final do ano, em outros pontos, mas por conta da queda na arrecadação e das dificuldades orçamentárias, as mudanças precisaram ser adiadas.
Mas a atenção ao trânsito de Umuarama não diminuiu, bem como a preocupação em melhorar as condições de tráfego para aumentar a segurança e reduzir os acidentes”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama