Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Grupo de trabalho define prioridades para recuperar o Bosque dos Xetá

22/03/2017

Imagem notícia
As melhorias que o prefeito Celso Pozzobom pretende realizar no Bosque dos Xetá, para que aquele parque volte a ser utilizado para o lazer da população, estão sendo definidas de acordo com o Plano de Manejo, concluído ano passado e custeado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente. Nas últimas semanas, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente do município, Elídio Pavan, tem conduzido reuniões com técnicos ligados à área, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Conselho do meio ambiente, secretarias municipais e representantes de entidades relacionadas.

Na última segunda-feira, duas reuniões neste sentido foram realizadas na Prefeitura. Na parte da manhã, os principais problemas do bosque foram apresentados pela chefe de divisão de Meio Ambiente, Débora Marsolla, pelo presidente do Conselho do Meio Ambiente, Paulino Almeida, pelo chefe da Vigilância em Saúde, Flávio Posseti, e pelo comandante da Polícia Ambiental – Força Verde, Alcimar Crecêncio.
“Precisamos agir rápido e temos recursos destinados à recuperação do Bosque do Índio. É preciso elencar as prioridades e ver o que é possível fazer de imediato, observando o Plano de Manejo”, afirmou o prefeito.

Pozzobom pretende solucionar rapidamente a erosão, que ameaça a mata na baixada da Avenida Parigot de Souza, e também no entorno da Sala Aré, na entrada do bosque. “Temos diversos pontos de alagamento cuja solução exigirá altos investimentos, mas não podemos descuidar do bosque porque a erosão ali é uma ameaça real”, alertou.

Pozzobom anunciou recursos da ordem de R$ 400 mil provenientes de doação, que devem ser aplicados exclusivamente na recuperação e conservação do Bosque dos Xetá. A reunião na parte da tarde, com um grupo de trabalho mais específico, tratou das obras que deverão ser realizadas com esse dinheiro. “Para melhorar a segurança, vamos adquirir duas motocicletas para a Guarda Municipal realizar patrulhamento dentro do bosque e vamos instalar câmeras de vídeo de alta definição, que serão monitoradas na sede da GM, controlando a entrada e saída de pessoas nos principais acessos”, anunciou o diretor Elídio Pavan.As telas que cercam o entorno do bosque serão recuperadas e reforçadas, passando a receber manutenção constante.

A pista de caminhada será limpa, com a retirada de galhos e raízes que obstruem a passagem, e totalmente recuperada. A Sala Aré de Educação Ambiental ganhará cobertura com telhas de barro, reforma nos banheiros e sistema de alarme. Árvores exóticas e vegetação rasteira de espécies invasoras serão retiradas. Nas clareiras resultantes do corte a Prefeitura implantará um parque com brinquedos para crianças.

Outro projeto em análise é a construção de uma ponte, religando trechos interrompidos na pista. Mais adiante, melhorias nas bocas de lobo e galerias pluviais serão executadas, para conter a erosão.Na próxima semana, em nova reunião, o Departamento de Projetos Técnicos da Prefeitura apresentará um orçamento prévio das obras estruturais, enquanto o representante da Secretaria de Assistência Social, Amós Westphal, vai levantar preços para aquisição das motos e equipamentos que serão instalados para a ocupação da Sala Aré.

Participam do grupo de trabalho, ainda, representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), secretarias de Educação, Serviços Públicos, Serviços Rodoviários e Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário