Grande participação popular derruba consulta no portal e-Cidadania
19/05/2016

A grande quantidade de participantes derrubou a consulta pública, no portal e-Cidadania do Senado Federal, sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20/2016 que prevê a realização de eleições presidenciais antecipadas em outubro deste ano. Até o início da tarde desta quarta-feira, 18 maio, cerca de 40 mil pessoas haviam se manifestado, com 34,6 mil a favor e 5,3 mil contra.
A PEC foi apresentada por seis senadores: Walter Pinheiro (sem partido-BA), Capiberibe, Randolfe Rodrigues (Rede–AP), Lídice da Mata (PSB–BA), Paulo Paim (PT-RS) e Cristovam Buarque (PPS-DF). A intenção de oferecer uma solução para a crise política do país.
Os parlamentares ressaltam, entretanto, que a eleição não interromperia o processo de impeachment da presidente afastada. A proposta contou com a adesão de outros 24 senadores.
Sobre a Proposta
A PEC foi protocolada no Senado em abril e propõe eleições diretas para presidente e vice-presidente da República no próximo dia 2 de outubro, data marcada para realização das eleições municipais. Para os senadores, tanto a presidente afastada quanto o presidente em exercício, Michel Temer, contam com baixa aprovação da população, que diz, em pesquisas de opinião. Assim, uma nova eleição poderia dar mais credibilidade e legitimidade ao chefe do Executivo.
“A consulta do portal funciona como uma espécie de escuta. Pode servir para o Senado se sintonizar com a vontade da população de mudar os rumos da administração. A opinião dos cidadãos pode servir como uma pressão popular e muitos senadores disseram que iam esperar a opinião das pessoas para se posicionarem” informou o senador Walter Pinheiro.
Da Agência CNM, com informações da Agência Senado
Fonte: Portal CNM