Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Gestores mineiro e fluminense estreitam laços com a CNM em visita à Brasília nesta quarta-feira

08/06/2017

Imagem notícia
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta quarta-feira, 7 de junho, a visita dos prefeitos dos Municípios de Inhapim (MG), Márcio Elias e de Porciúncula (RJ), Léo Coutinho. Os gestores estiveram em Brasília em busca de capacitações e parcerias com a entidade municipalista.Márcio Elias esteve na sede da CNM pela primeira vez. “Foi muito boa a visita. Sempre é bom buscar conhecimento e estreitar os laços com a Confederação”, disse.

O gestor mineiro reforçou que além das parcerias, veio à Brasília pedir mais informações referentes à derrubada do veto do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e ao repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).Outro ponto que o gestor teve dúvida foi em relação ao transporte escolar. O prefeito revelou que o Município de Inhapim tem enfrentado dificuldades na prestação de serviço. “Os recursos são insuficientes.

O governo estadual não arca nem com 25% do custo. O Município precisa fazer a complementação”, explicou.

Viva seu Município
Ainda na visita, o prefeito de Inhapim disse que tem participado de algumas ações da CNM. Ele lembrou que em abril aderiu à iniciativa da entidade conhecida como Viva seu Município. Segundo o gestor, a população da cidade entendeu o recado da prefeitura.“Levamos para a rua os funcionários do gabinete e das secretarias.

Eles entregaram panfletos e informaram à população sobre a situação do nosso Município. Abordamos questões como a defasagem do FPM e os reajustes do salário mínimo. Hoje, a sociedade de Inhapim está mais consciente sobre a crise e está, de certa forma, apoiando o Município”, contou.Integração O prefeito de Porciúncula, Léo Coutinho, também esteve na sede da entidade pela primeira vez. A visita do gestor teve motivação na área de Finanças. Ele acredita que as orientações da CNM podem contribuir na gestão dos recursos, principalmente do FPM.

Segundo o prefeito, outras dúvidas na gestão do Município de Porciúncula devem ser sanadas com a CNM em contatos futuros. “Hoje fizemos esse primeiro contato. Temos problemas em várias questões, mas eu acho que esse é o momento de fazermos essa integração com os setores da Confederação para poder afinar a parte técnica da prefeitura com a da entidade. Depois disso, vamos buscar soluções possíveis e viáveis para o nosso Município”, explicou.

O vice-prefeito de Porciúncula, Riandro Petruce e outros representantes da cidade acompanharam o prefeito na visita à sede da CNM. 

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário