Estudo aponta mudanças para melhorar o fluxo no trânsito de Umuarama
03/05/2016

O secretário municipal de Obras e Planejamento Urbano, Jefferson Oncken da Silveira, e o prefeito Moacir Silva receberam na última semana um estudo de tráfego contratado para solucionar problemas decorrentes do alto fluxo de veículos na área central de Umuarama. Realizado por uma empresa de Maringá, especializada na área, o trabalho traz diversas propostas de mudanças e ajustes que, quando implementados, devem desafogar as vias centrais nos horários de pico, quando o fluxo mais intenso torna o trânsito lento e perigoso.
O estudo aponta mudanças na sinalização, reprogramação de semáforos e até mudança de sentido na Rua Governador Ney Braga. “Essa via conta com mão única de circulação há vários anos, no mesmo sentido da Praça Santos Dumont. Invertendo a mão de direção em toda a sua extensão, os engenheiros acreditam que haverá mais alternativas para os motoristas desviarem da Avenida Paraná – nosso ponto mais problemático – e com isso teremos maior fluidez no tráfego”, explicou o secretário.
Outra mudança proposta é a eliminação das vagas de estacionamento no contorno da Praça Santos Dumont, o que permitirá criar uma terceira faixa de circulação, aumentando sua capacidade de fluxo. “Essa nova faixa de rolamento seria utilizada quando os motoristas chegam ao contorno e também quando deixam a praça, nos 16 pontos de acesso e saída que direcionam os veículos para aquele logradouro. Por ali circula boa parte do tráfego do centro”, acrescentou Jefferson da Silveira.
Ainda na Santos Dumont, o estudo sugere a colocação de dois semáforos nos acessos pela Avenida Paraná, alternativa que – apesar de inusitada – foi implantada com sucesso em praças de grande movimento em Maringá e outros centros. “As mudanças serão aplicadas gradualmente, de acordo com prioridades definidas pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.
O objetivo é organizar e dar mais vazão ao fluxo, para que as pessoas percam menos tempo durante os seus deslocamentos”, continuou o secretário.
MAIS
Na Avenida Paraná, a mudança mais significativa é o fim da conversão à esquerda nos cruzamentos. Com isso, o fluxo de veículos deve ser mais dividido entre a artéria central e as vias laterais (ruas Ministro Oliveira Salazar e Doutor Camargo, que não terão os sentidos alterados – como chegou a ser especulado). “Para a conversão, os motoristas deverão dar a volta em uma quadra e depois cruzar a avenida.
Por isso, acredito que utilizarão mais as vias laterais”, disse. A mudança exigirá completa reformulação da sinalização vertical. “Será tudo muito bem sinalizado e orientado pelos agentes de trânsito”.O estudo propõe adequações nos canteiros centrais da Avenida Parigot de Souza, que também recebe grande tráfego de veículos dos bairros e de outras cidades com destino ao centro. Traz melhorias no acesso às ruas Gralha Azul e José Balan, na mesma avenida, e também no cruzamento da Parigot com a Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, no entorno de Cemitério Municipal.
Aponta ainda a revisão de toda a programação dos semáforos, adequando a sinalização ao volume de veículos, com tempos diferenciados ao longo do dia, e no futuro a interligação do sistema com monitoramento por câmeras. “Quando for viável implantar este serviço, será possível alterar a programação por meio de uma central na Umutrans”, completou. O estudo foi contratado junto à empresa da engenheira Bárbara Marchesini, de Maringá, que além da Cidade Canção realizou trabalhos semelhantes em vários municípios do Estado, sempre com bons resultados.
O prefeito Moacir Silva aprovou as adequações. “Toda mudança gera algum desconforto, no início, mas a necessidade justifica e os resultados farão a diferença. Umuarama está crescendo, aumentando a sua população e atraindo muitos veículos da região. Não é possível aumentar a capacidade física das ruas e avenidas, mas com as mudanças na sinalização, orientação e atenção dos motoristas, diante das alterações propostas, o trânsito vai melhorar bastante”, finalizou o prefeito.
O estudo aponta mudanças na sinalização, reprogramação de semáforos e até mudança de sentido na Rua Governador Ney Braga. “Essa via conta com mão única de circulação há vários anos, no mesmo sentido da Praça Santos Dumont. Invertendo a mão de direção em toda a sua extensão, os engenheiros acreditam que haverá mais alternativas para os motoristas desviarem da Avenida Paraná – nosso ponto mais problemático – e com isso teremos maior fluidez no tráfego”, explicou o secretário.
Outra mudança proposta é a eliminação das vagas de estacionamento no contorno da Praça Santos Dumont, o que permitirá criar uma terceira faixa de circulação, aumentando sua capacidade de fluxo. “Essa nova faixa de rolamento seria utilizada quando os motoristas chegam ao contorno e também quando deixam a praça, nos 16 pontos de acesso e saída que direcionam os veículos para aquele logradouro. Por ali circula boa parte do tráfego do centro”, acrescentou Jefferson da Silveira.
Ainda na Santos Dumont, o estudo sugere a colocação de dois semáforos nos acessos pela Avenida Paraná, alternativa que – apesar de inusitada – foi implantada com sucesso em praças de grande movimento em Maringá e outros centros. “As mudanças serão aplicadas gradualmente, de acordo com prioridades definidas pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.
O objetivo é organizar e dar mais vazão ao fluxo, para que as pessoas percam menos tempo durante os seus deslocamentos”, continuou o secretário.
MAIS
Na Avenida Paraná, a mudança mais significativa é o fim da conversão à esquerda nos cruzamentos. Com isso, o fluxo de veículos deve ser mais dividido entre a artéria central e as vias laterais (ruas Ministro Oliveira Salazar e Doutor Camargo, que não terão os sentidos alterados – como chegou a ser especulado). “Para a conversão, os motoristas deverão dar a volta em uma quadra e depois cruzar a avenida.
Por isso, acredito que utilizarão mais as vias laterais”, disse. A mudança exigirá completa reformulação da sinalização vertical. “Será tudo muito bem sinalizado e orientado pelos agentes de trânsito”.O estudo propõe adequações nos canteiros centrais da Avenida Parigot de Souza, que também recebe grande tráfego de veículos dos bairros e de outras cidades com destino ao centro. Traz melhorias no acesso às ruas Gralha Azul e José Balan, na mesma avenida, e também no cruzamento da Parigot com a Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, no entorno de Cemitério Municipal.
Aponta ainda a revisão de toda a programação dos semáforos, adequando a sinalização ao volume de veículos, com tempos diferenciados ao longo do dia, e no futuro a interligação do sistema com monitoramento por câmeras. “Quando for viável implantar este serviço, será possível alterar a programação por meio de uma central na Umutrans”, completou. O estudo foi contratado junto à empresa da engenheira Bárbara Marchesini, de Maringá, que além da Cidade Canção realizou trabalhos semelhantes em vários municípios do Estado, sempre com bons resultados.
O prefeito Moacir Silva aprovou as adequações. “Toda mudança gera algum desconforto, no início, mas a necessidade justifica e os resultados farão a diferença. Umuarama está crescendo, aumentando a sua população e atraindo muitos veículos da região. Não é possível aumentar a capacidade física das ruas e avenidas, mas com as mudanças na sinalização, orientação e atenção dos motoristas, diante das alterações propostas, o trânsito vai melhorar bastante”, finalizou o prefeito.
Fonte: Portal CNM