Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Escola realiza concurso de poesias e premia melhores trabalhos

23/10/2015

Imagem notícia
A Escola Municipal São Francisco de Assis finalizou na última quarta-feira, 21, o Projeto Selo de Excelência, com o tema “Nós fazemos a nossa história. Nós fazemos a nossa escola”, lançado como um desafio às instituições de ensino pela Secretaria Municipal de Educação para incentivar a criatividade literária e o hábito da leitura e escrita. “A competição reuniu poemas inéditos. O projeto objetivou a descoberta de talentos literários, incentivou o desenvolvimento das competências de reflexão e expressão por meio da palavra e proporcionou um espaço para expressão poética com foco na história da escola”, definiu a diretora da escola, Vanessa Lopes Fernandes Gardim.

O projeto destina-se aos profissionais do estabelecimento, ex-funcionários e ex-alunos maiores de 18 anos. As inscrições foram realizadas gratuitamente, por meio de ficha preenchida e assinada. A comissão responsável pela avaliação recebeu os envelopes com os poemas e pseudônimos dos autores, sem identificar quem eram os participantes – revelados somente depois do julgamento. “Todos os poemas foram analisados com muito carinho e, independente de sua classificação, foram todos maravilhosos. A ordem de divulgação foi do 3º ao 1º lugar”, acrescentou a diretora.

No encerramento do concurso, a Escola São Francisco de Assis contou com a presença de membros da Academia Umuaramense de Letras e Artes, representada pela vice-presidente Maria Pelarigo e pela poetiza Célia Sornas Bassan, além do Rotary Clube Capital da Amizade, na pessoa do rotariano Hélio Takeda.

Os participantes foram premiados do 1º ao 3º lugar. O vencedor ganhou um final de semana em Foz do Iguaçu, com direito a acompanhante oferecido pela CVC Turismo. Ao segundo lugar foi entregue um kit de calçados e o terceiro colocado recebeu um tablet patrocinado pelo Rotary Clube Capital da Amizade. Participaram do evento, ainda, as professoras Juliana Boleta Matos e Michela Erlich Tanaka, representantes da Secretaria Municipal de Educação, APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários), membros do Conselho Escolar e funcionários da unidade escolar.

Uma apresentação dos alunos do 4º ano 'B', da professora Jaqueline Libório Martins, que interpretaram a música ‘Raridade’ (de Anderson Freire), completou a programação. “Para nosso deleite, a cronista Maria Pelarigo nos encantou com uma de suas crônicas”, encerrou a coordenadora pedagógica da escola, Isabel Cristina Verhalen Correa. Os presentes também foram brindados com um coquetel, oferecido pela direção e funcionários do estabelecimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário