Equipe do Pronto Atendimento passa por capacitação com o SAMU
29/02/2016

A equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Pronto Atendimento (PA) de Umuarama, passou por uma capacitação especial durante esta sexta-feira (26). A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde surgiu como uma forma de reforçar a qualidade de atendimento e fazer uma atualização profissional sobre as principais demandas do setor.Para a realização da ação, a Secretaria de Saúde contou com a parceria do Samu, que cedeu o médico intervencionista, Dr. Marcos Rogério Bitencourt, para ministrar a formação.
Segundo o secretário da pasta, Luiz Haiduk, este entrosamento entre Samu e Pronto Atendimento reflete na qualidade do serviço prestado à população. “São dois serviços que atuam na maioria das vezes juntos. O Samu trouxe um respaldo muito significativo à demanda do Pronto Atendimento. Por isso é importante que as equipes trabalhem em sintonia e estejam prontas para atender qualquer situação”, ressalta.
A equipe do PA foi divida em dois grupos, dessa forma o treinamento aconteceu em dois períodos e teve a abordagem principal voltada para os atendimentos de parada cardiorrespiratória, que são um dos casos mais frequentes no setor.Além de informações teóricas o médico palestrante, também executou exercícios práticos com os participantes.
A iniciativa também surgiu como uma capacitação aos 12 novos técnicos de enfermagem que foram contratados pela Prefeitura no ano passado. “Queremos que nossa equipe esteja em constante aperfeiçoamento. Por isso, essa é apenas uma de uma série de treinamentos que faremos. A administração municipal sabe da importância de se manter um atendimento humanizado e de qualidade, nesse sentido, estamos trabalhando de maneira bastante intensa para alcançar cada vez mais este objetivo”, ressalta Haiduk.
PRONTO ATENDIMENTO
O Pronto Atendimento é a porta de entrada do Município dos casos de urgência e emergência, e por isso, recebe atenção especial da administração municipal para sua manutenção e aperfeiçoamento. Além do reforço na equipe, a atual gestão implementou uma série de melhorias estruturais no local, além de novos equipamentos que ampliam a possibilidade de atendimento.
O Pronto Atendimento tem como função atender os casos de urgência e emergência encaminhados pelas UBS ou pela própria demanda espontânea da população. Funcionando todos os dias da semana, das 7h às 23h, o setor vem desempenhando um trabalho satisfatório de resolutividade, encaminhando em média ao hospital, apenas 5% dos pacientes que chegam até o local.
No ano passado, o PA prestou cerca de 65 mil atendimentos o que resulta em uma média diária de aproximadamente 180 pacientes atendidos.
Segundo o secretário da pasta, Luiz Haiduk, este entrosamento entre Samu e Pronto Atendimento reflete na qualidade do serviço prestado à população. “São dois serviços que atuam na maioria das vezes juntos. O Samu trouxe um respaldo muito significativo à demanda do Pronto Atendimento. Por isso é importante que as equipes trabalhem em sintonia e estejam prontas para atender qualquer situação”, ressalta.
A equipe do PA foi divida em dois grupos, dessa forma o treinamento aconteceu em dois períodos e teve a abordagem principal voltada para os atendimentos de parada cardiorrespiratória, que são um dos casos mais frequentes no setor.Além de informações teóricas o médico palestrante, também executou exercícios práticos com os participantes.
A iniciativa também surgiu como uma capacitação aos 12 novos técnicos de enfermagem que foram contratados pela Prefeitura no ano passado. “Queremos que nossa equipe esteja em constante aperfeiçoamento. Por isso, essa é apenas uma de uma série de treinamentos que faremos. A administração municipal sabe da importância de se manter um atendimento humanizado e de qualidade, nesse sentido, estamos trabalhando de maneira bastante intensa para alcançar cada vez mais este objetivo”, ressalta Haiduk.
PRONTO ATENDIMENTO
O Pronto Atendimento é a porta de entrada do Município dos casos de urgência e emergência, e por isso, recebe atenção especial da administração municipal para sua manutenção e aperfeiçoamento. Além do reforço na equipe, a atual gestão implementou uma série de melhorias estruturais no local, além de novos equipamentos que ampliam a possibilidade de atendimento.
O Pronto Atendimento tem como função atender os casos de urgência e emergência encaminhados pelas UBS ou pela própria demanda espontânea da população. Funcionando todos os dias da semana, das 7h às 23h, o setor vem desempenhando um trabalho satisfatório de resolutividade, encaminhando em média ao hospital, apenas 5% dos pacientes que chegam até o local.
No ano passado, o PA prestou cerca de 65 mil atendimentos o que resulta em uma média diária de aproximadamente 180 pacientes atendidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama