Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Enfermeiros e agentes de saúde recebem treinamento

27/06/2016

Imagem notícia
Os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Referência Materno Infantil de Umuarama receberão um treinamento, na próxima quarta-feira, 29, sobre os direitos e deveres dos pacientes e acompanhantes, dentro do ambiente hospitalar. O curso é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Educação Permanente, em parceria com a Maternidade Municipal de Umuarama, a partir das 11h no auditório da Prefeitura.

O conteúdo será apresentado pela equipe da Maternidade, com as enfermeiras Nanci Kuster de Paula e Sônia Teresinha Gazim. A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Rafaela Hasegawa, explica que os profissionais serão orientados de forma clara e objetiva sobre os direitos e deveres dos pacientes e acompanhantes, ao frequentarem o ambiente hospitalar. “O objetivo é capacitar o pessoal para orientar e sanar as dúvidas dos usuários ainda nas Unidades de Saúde”, afirmou.

O treinamento dará início ao processo de adesão das instituições de saúde ao cumprimento da Lei nº 11.108, que permite a presença de um acompanhante indicado pela gestante, para permanecer ao lado dela durante o trabalho de parto e após o nascimento da criança. O coordenador do Programa de Educação Permanente, Edilson Rodrigues Albuquerque, lembra que o tema também será abordado com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no próximo dia 6. “O objetivo é manter toda a equipe capacitada”, completou.

VACINA

No último dia 24, no Auditório da Prefeitura, cerca de 100 agentes comunitários de saúde (ACS), tiveram treinamento sobre o calendário vacinal, ministrado pela enfermeira Alessandra Guidelli de Almeida Fragnan, coordenadora do Programa de Agentes Comunitários.

Os participantes receberam informações sobre a importância do ACS compreender a carteirinha de vacinação, atualizá-los sobre as mudanças que ocorreram no calendário, vacinas existentes, faixa etária para a imunização, doses, contraindicações comuns às vacinas e em que condições elas podem ser adiadas.“No trabalho do agente de saúde, entre as ações de prevenção das doenças e promoção à saúde no acompanhamento das crianças, está o incentivo ao cumprimento do calendário vacinal e a busca ativa dos faltosos às vacinas.

O treinamento foi realizado por meio do Programa de Educação Permanente e Atenção Primaria do Município”, acrescentou a enfermeira Rafaela Hasegawa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário