Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Em visita à CNM, representante da Amunes pede orientações jurídicas sobre recursos humanos

12/07/2017

Imagem notícia
Aproveitando a visita à Brasília para discutir a pauta municipalista na reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o secretário geral da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e prefeito da cidade capixaba de Ibatiba, Luciano Pingo, esteve na sede da entidade nesta terça-feira, 11 de julho, para pedir informações sobre recursos humanos. O gestor foi atendido pela consultora jurídica da entidade, Helena Garrido.

O prefeito destacou que no seu Município existe a interpretação de uma legislação trabalhista da cidade que prevê o salário-base de uma classe de servidores abaixo do salário mínimo. Segundo o gestor, essa questão tem gerado insatisfação dos funcionários. “A classe estava em greve recentemente para pleitear melhorias salariais.

Então, estive na CNM também para discutir uma possível alternativa de garantir que os servidores tenham uma remuneração melhor da que tem atualmente, de forma que eu tenha respaldo financeiro e acima de tudo jurídico”, explicou.

As atuais dificuldades vivenciadas na administração municipal também foram abordadas pelo prefeito. Ele reforçou que a situação se agrava com o atual cenário do País e com o excesso de responsabilidades dos Municípios sem a contrapartida de recursos. “Ser gestor é muito difícil. Ainda mais no momento de crise que o Brasil vive. A cultura política dificulta um pouco a gestão administrativa porque acham que a prefeitura é responsável por tudo. Então, todas as demandas o cidadão procura a prefeitura”, ressaltou.

Pauta municipalista
Apesar do momento difícil, o gestor elogiou o trabalho feito pela Amunes e pela CNM para garantir melhorias coletivas para os Municípios. O gestor representou o presidente da entidade municipalista capixaba no almoço com os parlamentares nesta terça-feira promovido pela Confederação.

Ele reforçou a importância de promover essa interação com o Legislativo para que as reivindicações dos Municípios sejam atendidas. “São temas que geram grandes demandas dos Municípios e às vezes, por estarmos mais isolados, a gente não consegue avançar nesses debates. Essa articulação que a CNM faz junto com as associações dos Estados fortalece muito e ajuda a alcançar conquistas que estão na bandeira municipalista e temos defendido ao longo dos anos”, defendeu.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário