Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Em visita à CNM, prefeito eleito de Indiaroba (SE) pede orientações para o início da gestão

21/10/2016

Imagem notícia
Preocupados com o futuro do Município sergipano de Indiaroba, o prefeito eleito da cidade, Adinaldo Santos, e o vice Marcos Henrique, visitaram a Confederação Nacional de Municípios (CNM) na quinta-feira, 20 de outubro. Os gestores vieram à sede da entidade, em Brasília, para pedir orientações que possam contribuir com a administração do Município na próxima gestão.

Durante o encontro, Adinaldo Santos ressaltou que o Município vai enfrentar na próxima gestão vários desafios para tentar viabilizar os gastos, principalmente diante das quedas sucessivas de receitas. Entre as principais dificuldades, estão a falta de saneamento básico da cidade, passivos de parcelamentos de gestões anteriores relacionados às aposentadorias e a reestruturação da folha de pagamento com o quadro de funcionários.“A soma disso chega a R$ 450 mil.

Esse valor é alto para um Município de 20 mil habitantes. Então, isso desestrutura qualquer relação de investimentos, qualquer relação de planejamento. E como nós não temos arrecadação própria, fica mais difícil. O que a gente recebe de Fundo de Participação dos Municípios o próprio INSS já faz a retração”, explicou o prefeito.

Fomento ao Turismo
Segundo o prefeito, a economia do Município de Indiaroba é firmada praticamente em três pilares. Uma dessas atividades está voltada ao potencial turístico da cidade. Apesar disso, o gestor disse que o setor precisa de mais investimentos para que possa gerar mais receitas e empregos na cidade.
“Nós temos uma economia que tem como base a agricultura familiar, a pesca artesanal e o turismo que é um monstro adormecido. Somos um dos Municípios mais lindos do Nordeste.

 Temos a divisa de Sergipe com a Bahia. Temos um rio federal importante que divide os dois estados. Estamos defronte ao mangue seco, que é referência mundial. Com isso, a atração de pequenos empreendimentos serão fundamentais para mudar a realidade e melhorar a qualidade de vida”, explicou.

Novos gestores
O prefeito e o vice confirmaram presença no Seminário Novos Gestores que acontece a partir do dia 24 de outubro em Brasília. Adinaldo Santos ressaltou que a ocasião é ímpar e necessária para que os gestores possam aprimorar conhecimentos necessários para a gestão e disseminá-los no seu respectivo Município.
“Ter a oportunidade de participar de uma ação dessa dias antes da posse nos fortalece, sobretudo, nesse momento de transição.

É importante para que a gente possa ter o início de mandato mais estruturado possível e organizado com as ações para que o serviço em nenhum momento entre em colapso”, disse.O Seminário Novos Gestores é promovido pela CNM. O primeiro encontro será no período de 24 a 26 de outubro, com os prefeitos das regiões Norte e Centro-Oeste. De acordo com o cronograma, os eleitos da região Sudeste terão a oportunidade de fazer parte do evento que será entre os dias 26 e 28 de outubro.

Em novembro, será a vez de reunir os gestores do Sul e do Nordeste, respectivamente, de 7 a 9 e depois 9 a 11.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário