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Educação prepara diagnóstico sobre infraestrutura das escolas e creches

08/07/2016

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A Secretaria Municipal de Educação está levantando informações para o período de transição que ocorre entre o final do ano e início de 2017, quando a direção das ações será assumida por uma nova equipe administrativa. A secretária responsável pela pasta, Cláudia Helena Squarcini, informa que o município aderiu ao Memorial da Gestão da Educação Municipal do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), proposto pelo Ministério da Educação.

No eixo dos programas que tratam sobre planejamento e avaliação das ações educacionais, o memorial busca contribuir com a continuidade da política de educação do município, construindo uma transição republicana. O secretário de Educação Básica do ministério, Cesar Callegari, explica que o diagnóstico é um instrumento de sistematização e registro de práticas e suas fundamentações, bem como de recomendações resultantes da avaliação dessas práticas, feito por quem viveu e quem pretende instituir a continuidade das políticas públicas.“Estamos abastecendo o programa com as informações solicitadas, através do preenchimento eletrônico na página do Pradime, como forma de garantir o direito à aprendizagem como recomenda o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”, explica a secretária Cláudia Helena.

A ideia é fortalecer institucionalmente a Secretaria da Educação e garantir o seu funcionamento até o último dia do atual governo, além de possibilitar as condições para uma boa transição sem prejuízo das políticas públicas vigentes, na área de educação.Através de material impresso, a equipe da secretaria recebeu orientações para o uso do instrumento, fundamentos da gestão educacional, sentido e práticas com consciência de rede, compromisso ético dos profissionais e valor social da educação. “Estamos apurando dados sobre o contexto social, econômico e político do município a fim de preparar o caminho para quem chega.

Com o memorial, a próxima equipe administrativa terá um mapa detalhado com as informações gerenciais mais importantes sobre toda a nossa infraestrutura, escolas, creches, vagas, professores, programas, enfim, todo o trabalho realizado pela secretaria”, acrescentou Cláudia Helena.

O mapa de informações gerenciais terá os nomes de todos estabelecimentos de ensino da rede municipal, endereço, telefone, número de alunos e dirigentes; despesas, saldos financeiros e pendências de convênios; equipamentos, materiais e alimentos em estoque; inventário do patrimônio público existente; relação de parceiros institucionais; quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Educação (concursados), ex-dirigentes e pessoas a quem recorrer em caso de dúvidas ou outras necessidades, que poderão atuar como facilitadores no início do próximo período administrativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

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