Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Cruzeiro do Oeste é destaque na Educação

13/01/2016

Imagem notícia
Nos últimos dias do ano, a divulgação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, o IFDM, encheu de orgulho a população de Cruzeiro do Oeste, ao revelar que o Município está na sétima colocação no ranking estadual de qualidade da educação, com o índice de 0,92594.

O índice varia de 0 a 1. Quanto maior, melhor. Para efeito de comparação, o primeiro colocado é Bom Jesus do Sul, na região Sudoeste, com o índice de 0,98911. O décimo colocado é Chopinzinho, também no Sudoeste, com o índice de 0,90603.
Os dados do IFDM divulgados em dezembro são relativos a 2013 e, no caso da educação, compreendem apenas as escolas municipais.
A avaliação altamente positiva do IFDM para Cruzeiro do Oeste referendou o que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Ministério da Educação, também de 2013, já tinha revelado no início do ano passado, quando a Rede Municipal de Ensino apresentou um índice de 6,1, um dos mais altos do Paraná, bem acima das médias estadual (5,8) e nacional (4,9).

Fruto do trabalho
“Essa foi realmente uma notícia belíssima, sensacional, porque nós tivemos o IFDM confirmando aquilo que já tinha sido apontado pelo IDEB, colocando em relevo o trabalho sério que realizamos com a educação em Cruzeiro do Oeste. É uma alegria muito grande ver o esforço da nossa equipe frutificar e apresentar os resultados que buscamos, que é avançar sempre para construir um futuro cada vez melhor para as novas gerações”, comemorou o prefeito Valter Pereira da Rocha.
Valtinho também destaca que o sétimo lugar no Paraná e a 295ª colocação no IFDM/Educação nacional, entre os quase seis mil municípios, é resultado de um trabalho contínuo de priorização da educação que vem sendo realizado pela Administração Municipal.

Evolução permanente
Em 2005, quando foi realizado o primeiro levantamento do IFDM, que é uma referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico dos municípios, o ranking nacional de educação mostrava Cruzeiro do Oeste na 1.031ª posição. Em 2010 o Município saltou para 978º, depois para 609º em 2011, 313º em 2012 e agora para 295º.

Essa evolução também é comprovada pelo IDEB. Em 2005, o índice da Rede Municipal de Ensino foi de 4,0; em 2007, o índice foi de 4,6; em 2009 foi de 5,3 e em 2011 foi de 5,7, com 6,1 no último levantamento, em 2013.

Nada acontece por acaso
 “É um avanço espetacular e tem que ser comemorado, porque as coisas não acontecem por acaso. Só a chuva cai do céu. Se os avanços acontecem é porque houve uma decisão política, planejamento, investimento e o um trabalho eficiente de toda uma equipe. E neste caso da conquista de Cruzeiro do Oeste na sua educação, é porque implantamos avanços pedagógicos, a valorização profissional e a qualificação permanente dos nossos professores, tendo como retorno o empenho desses educadores em oferecer uma educação de qualidade para as nossas crianças, além da participação cada vez mais ativa das famílias no processo educacional. Isso tudo me enche de orgulho, não apenas como prefeito, mas especialmente como cidadão”, finaliza Valtinho.
 

Top 10 da Educação no Paraná
 
POSIÇÃO        MUNICÍPIO              ÍNDICE
      1º           Bom Jesus do Sul          0,98911
      2º           Ivatuba                          0,94273
      3º           Realeza                         0,93835
      4º           São João                       0,93332
      5º           Mandaguari                    0,92997
      6º           Mercedes                      0,92613
      7º           Cruzeiro do Oeste          0,92594
      8º           Atalaia                          0,91486
      9º           Itapejara d`Oeste           0,90833
     10º        Chopinzinho                    0,90603
 
 
 

 
 
Para entender o Índice Firjan
 
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), de responsabilidade de Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan), monitora o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros a partir da análise de três vertentes fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego & Renda.
No caso da Educação, são levadas em consideração as seguintes informações: número de matrículas na Educação Infantil, taxa de abandono no Ensino Fundamental e a distorção idade-série, que revela repetências no Ensino Fundamental, além da média de horas aula/diárias no Ensino Fundamental e do resultado do IDEB. Todo o levantamento é feito com base em dados oficiais do Ministério da Educação.

Índice Geral
No índice geral do IFDM 2015, ano base 2013, considerando de forma agregada Educação, Saúde e Emprego & Renda, Cruzeiro do Oeste ficou na 902ª posição no ranking nacional, no contexto dos mais de cinco mil municípios, com o índice de 0,7616.

E também aqui a evolução do desenvolvimento fica evidente. Em 2005 o Município estava na 1.894ª posição no ranking nacional, com o índice de 0,6058. Em 2010 já ocupava a 1.225ª colocação com o índice de 0,7127.

Depois vieram o índice 0,7401 e a 995ª posição em 2011, o índice de 0,7652 com o 746º lugar em 2012 e agora a 902ª colocação com o índice de 0,7616 no último levantamento.

Com este índice, Cruzeiro do Oeste coloca-se na 101ª posição entre os 399 municípios paranaenses. Em 2005, o Município encontrava-se na 275ª colocação no ranking estadual.
 
 
Secretária Municipal de Educação destaca
“comprometimento e a ousadia” do prefeito 
 
Avanço como o que coloca Cruzeiro do Oeste como o 7º município em qualidade de educação no universo de todos os municípios paranaenses, entende a secretária Municipal de Educação, professora Maria de Lurdes Moretto, não acontece de forma espontânea e nem da noite para o dia.

“Quando falamos em avanço na educação, falamos em um processo, em um passo a passo que é uma construção coletiva e cotidiana, envolvendo vontade política, planejamento e investimento, além da compreensão e do engajamento da equipe que efetivamente implanta e estimula as mudanças, para que elas possam aparecer, como agora, nos resultados expressivos que são apresentados por nossas escolas e por nossas crianças”, explica a professora.

Transformação
E no caso da transformação que aconteceu na educação municipal em Cruzeiro do Oeste, a secretária destaca “o comprometimento e a ousadia do prefeito Valter Pereira da Rocha, que priorizou a educação e tomou decisões ousadas e acertadas, cujos resultados começam agora a ser colocados em evidência”.

Para ela, um dos passos mais importantes nesta conquista foi, em 2012, a implantação do Piso Nacional do Magistério e os avanços de carreira no Plano de Cargos e Salários, “o que trouxe melhorias salarias, mas também, e especialmente, um desejo maior de qualificação profissional, que resulta em mais qualidade de ensino”, diz Maria de Lurdes Moretto.

Ela cita ainda a realização do concurso público, em 2013, que permitiu a contratação de professores para a Educação Infantil, ”trazendo também a readequação salarial, um novo ânimo e a elevação da qualidade do atendimento e do processo de ensino e aprendizagem”.

Pedagogia/Metodologia
No plano pedagógico, a secretária de Educação cita dois avanços que considera fundamentais para a transformação que ocorreu. Primeiro a volta da avaliação a partir da aplicação de provas, somando-se ao sistema anterior, que fazia apenas a avaliação por conceitos. “Hoje a gente continua avaliando o aluno como um todo, ao longo do ano, mas a sua aprovação leva em conta também as notas que são tiradas nas provas, que acabam sinalizando para os pais como os seus filhos vão indo na escola”, defende ela.

E a segunda novidade introduzida e que tem um grande peso na qualificação do ensino foi a adoção do Sistema Aprende Brasil, da Rede Positivo, que é usado fundamentalmente por escolas privadas. O sistema é aplicado na Educação Infantil (CMEIs e Pré-Escola), compreendendo material pedagógico próprio, assessoria, capacitação e treinamento para os educadores. “Não é à toda que muitos pais estão tirando seus filhos das escolares particulares e levando para as nossas escolas. E isso é recompensador, e muito prazeroso”, testemunha a secretária.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste

Deixe seu comentário