Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Cresce para 27 o número de casos confirmados de dengue

04/04/2016

Imagem notícia
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o último informe do mês de março sobre a situação de casos confirmados decorrentes do mosquito Aedes aegypti em Umuarama. O relatório mostra um aumento considerável de pacientes com dengue. Há 15 dias, o número de pessoas infectadas com o vírus somava 15, no informe divulgado nesta manhã de sexta-feira (1º), o saldo passou para 27 pessoas com a doença.

Dos casos confirmados, 20 foram contraídos em Umuarama, ou seja, são autóctones, e os outros sete são importados. Das 32 regiões identificadas pela equipe da Vigilância em Saúde, o Posto Central continua liderando o ranking com maior concentração de pacientes infectados e notificados, com 5 casos confirmados e 43 suspeitos. Logo em seguida estão o 1º de Maio e o Guarani, com três casos cada. Vitória Régia, San Remo, Jardim Cruzeiro e Igreja São Paulo aparecem logo depois, com dois pacientes cada.

Os casos suspeitos também cresceram significativamente. Em duas semanas o índice de notificações aumentou 27%, salta de 433 suspeitas para 553. Deste total, 134 já foram descartados, 27 confirmados e 392 estão sob suspeita.A Secretaria de Saúde pede o alerta da população para a nova estação. Isto porque, muitas pessoas imaginam que por haver queda da temperatura, o mosquito não se prolifera. “Temos o risco durante o ano inteiro e por isso, não podemos descuidar em nenhuma estação. Continuamos com o trabalho intensificado com o os agentes de endemias contratos temporariamente e precisamos do apoio da população”, enfatiza o chefe da divisão de Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Umuarama não registrou nenhum caso novo de Zika ou Chikungunya. O número de casos suspeitos também estabilizou e não sofreu aumento no período entre os informes.

Desde o início do ano, a Capital da Amizade havia confirmado dois casos de Zika, sendo ambos contraídos no próprio Município. O número de casos suspeitos era de 59 pacientes, assim como o índice de pacientes sob investigação em relação a Chikungunya.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário