Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Coordenação de Cultura da Amerios é reeleita

16/06/2016

Imagem notícia
Dirigentes culturais de cidades que integram a Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (16), no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, para eleger os coordenadores das ações culturais na entidade. Por unanimidade, os representantes dos municípios presentes votaram pela recondução do comando atual, mantendo o chefe da Divisão de Cultura de Rondon, João Paulo Calabrezi, como coordenador cultural e a superintendente da Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, Edlainy Cavalcanti Hernandes, como vice-coordenadora.

A reunião contou com a participação especial do músico Osvaldino Barbosa, professor de violão e viola caipira da Fundação Cultural, que recepcionou os presentes com clássicos da música raiz ao som da tradicional viola caipira.

Em seguida foi apresentada a prestação de contas da atual diretoria, pelo coordenador, e o secretário na Coordenação Cultural da Amerios e chefe de Divisão de Cultura de Pérola, Robson Lacerda Ferrari, conduziu a eleição.A superintendente da FCU, Edlainy Hernandes, apresentou aos dirigentes culturais os objetivos da plataforma online do Sistema da Informação da Cultura do Paraná (SIC) na região Noroeste, bem como a necessidade de inserção de dados por parte dos municípios.

Conhecido como Portal da Cultura, o SIC integra um conjunto de sistemas negociais interligados em uma base exclusiva de cadastros agrupados em categorias, comuns à área e setores da Secretaria Estadual de Cultura.

Os sistemas de base envolvem agentes culturais, regionalização física (relação de municípios locais e de fora do Estado, para catálogo de contatos nacionais e internacionais da cultura), regionalização política, estruturas de segurança, controle de módulos e sistemas classificados como negociais dentro do portal, que incluem atividades culturais, bibliotecas, equipamentos e espaços culturais, o Conselho Estadual de Cultura, incentivos culturais, gestão municipal, museus e o patrimônio cultural como um todo.

Já a Associação dos Municípios da Região Entre Rios (Amerios) foi fundada em 1970 para ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social das cidades participantes. A entidade agrega 32 municípios do noroeste do Paraná e a coordenação cultural faz o intercâmbio e comunicação do setor, convergindo informações entre os gestores e a Secretaria de Estado da Cultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação de Cultura e Turismo

Deixe seu comentário