Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Cooperu ganha Central de Apoio à Comercialização na antiga Ceasa

20/01/2016

Imagem notícia
Fundada em 2010, na primeira gestão do prefeito Moacir Silva, após mobilização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu) ganhou sua Central de Apoio à Comercialização, uma estrutura montada em um dos barracões da antiga Ceasa Municipal, na rodovia PR-323 – próximo ao trevo saída para Mariluz. As atividades começaram com 20 agricultores e hoje, cerca de 200 cooperados utilizarão o novo ponto de recepção e vendas de frutas, verduras, legumes e produtos agro industrializados, voltado ao mercado regional, além de atender supermercados, atacadistas, escolas e programas sociais de Umuarama.

Na inauguração, nesta terça-feira, 19, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Favaro, apontou a cooperativa como ferramenta de apoio para valorizar o trabalho e a produção do pequeno agricultor. “Elevando seus ganhos e qualidade de vida, a Cooperu auxilia no combate ao êxodo rural e até traz de volta famílias que deixaram a roça. Essa sempre foi uma preocupação do prefeito Moacir Silva”, disse. Favaro lembrou que a central de comercialização é fruto de parceria entre o município, que cedeu o espaço e o material, e os próprios cooperados, que custearam a mão de obra para as adequações estruturais. O investimento foi de aproximadamente R$ 100 mil e a cessão de uso teve a aprovação da Câmara de Vereadores.

Emocionado, o presidente da Cooperu, Marinho Rodrigues Campos, disse que a nova sede é um sonho realizado, que teve o empenho dos cooperados e o apoio incondicional do secretário Favaro e do prefeito Moacir Silva. “É um sinal da nossa união e uma prova de que juntos podemos vencer os desafios. Agradeço o apoio do município, em especial do Favaro, sua equipe e técnicos que nos auxiliam. Colocar a comida na mesa é uma missão digna que recebi do meu pai e dou continuidade porque é o que sabemos fazer. Com a cooperativa é possível sonhar alto e realizar”, completou, agradecendo a Deus pela conquista.

Para o prefeito Moacir Silva, a central é um objetivo almejado desde 2009, quando tentou reativar a Ceasa. “Na época, nossa produção era muito pequena e não comportava um ponto de vendas desse porte. Por isso, tivemos que começar pela base, organizando e estruturando o setor produtivo, atraindo agricultores e lançando a semente do cooperativismo. A Cooperu começou com menos de 20 produtores e hoje já tem mais de 200, e vai crescer ainda mais”, disse. Com a produção atual, se tornou necessário esse local para a comercialização regional, bem como para abrir novos mercados e atrair mais produtores.

Da mesma forma, lembrou, “estimulamos a criação da cooperativa de leite e a formação de mão de obra, através do Centro de Ensino do Senai. Com produção de matéria-prima e mão de obra, será possível atrair as indústrias que a comunidade espera e que tanto buscamos”, resumiu o prefeito, agradecendo ao secretário Favaro e sua equipe pelo empenho e dedicação que tornou real a nova sede da Cooperu, estrategicamente bem localizada e estruturada.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), José Celso Zolin, destacou a importância e o potencial do cooperativismo para o crescimento da economia e disse que como quase tudo que é consumido na cidade vem de fora, a Cooperu tem muito espaço para crescer.

O vereador Diemerson Castilho representou a Câmara Municipal na inauguração, que também teve a presença do chefe regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), José Antônio Duarte, e de representantes da Emater, Universidade Estadual de Maringá, do deputado Fernando Scanavaca, Cohapar, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sindicato Rural de Umuarama, Sindicato dos Empregados no Comércio, a presença do vice-prefeito Sérgio Frederico, secretários municipais, produtores rurais e a imprensa local.

Hoje a Cooperu atende a alimentação escolar, redes de supermercados e atacadistas. Além da rede municipal de ensino, mantém convênio com o Núcleo Regional de Educação (NRE) para fornecer alimentos a escolas e colégios da rede estadual. São atendidos 21.400 alunos, em 82 estabelecimentos de Umuarama e 19 municípios próximos, incluindo escolas especiais.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário