Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Conselho Político da CNM pede agilidade na votação de pleitos municipalistas na Câmara

26/04/2016

Imagem notícia
O Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi recebido pelo deputado André Moura (PSC-SE) na manhã desta terça-feira, 26 de abril, no gabinete do partido, na Câmara dos Deputados. O grupo de prefeitos reforçou o pedido de que as pautas municipalistas sejam votadas antes da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O presidente em exercido da CNM, Glademir Aroldi, coordenou o grupo que apresentou novamente matérias importantes para os Municípios. Os prefeitos, representando seus Estados, solicitaram o apoio do deputado.André Moura é relator do projeto de Pacto Federativo e no mês passado, durante um café da manhã, os líderes dos partidos na Câmara haviam se comprometido a fazer uma semana especial de votação de projetos de interesse dos Municípios. O parlamentar disse que “o momento é complicado, mas é importante uma semana de pautas dedicada aos Municípios, para contribuir nesse momento difícil que o país enfrenta, mas principalmente os Municípios”, afirmou.

A reunião foi mais uma tentativa da CNM de reivindicar celeridade na apreciação de propostas importantes que tramitam no Congresso. A aprovação das proposições é necessária para viabilizar a gestão municipal, principalmente neste último ano de mandato dos gestores municipais. Entre os principais projetos na Câmara, estão a derrubada do veto presidencial que trata da multa da repatriação de Valores, o reajuste do Piso do Magistério, a prorrogação do prazo da Lei dos Lixões e a importância dos consórcios públicos.

Marcha
A aprovação das propostas é uma bandeira da CNM desde a Marcha do ano passado. Aroldi considera que a apreciação das matérias antes da edição da mobilização deste ano é importante para que seja feita uma análise junto aos prefeitos do Brasil. “Há um ano a gente tratou da reforma do Pacto Federativo.

Tanto o presidente Eduardo Cunha quanto o presidente Renan instalaram as comissões da reforma no Senado e na Câmara. Agora, nós precisamos mostrar para os prefeitos, vereadores e para as lideranças municipalistas o que aconteceu nesse período e as matérias que conseguimos avançar”, explicou.A XIX Macha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece entre 9 e 12 de maio na capital federal.

Faça aqui sua inscrição
 

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário