Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Concluído estudo que vai propor melhorias no trânsito de Umuarama

04/11/2015

Imagem notícia
O prefeito Moacir Silva acompanhou, na manhã desta quarta-feira, 4, a apresentação do estudo sobre o trânsito de Umuarama, realizado por uma empresa de Maringá contratada para apontar demandas e propor soluções para melhorar o fluxo de veículos na área central, principalmente nas avenidas Paraná, Castelo Branco e Parigot de Souza, além das praças centrais e da rua Governador Ney Braga, entre outros pontos onde há conflitos por conta do grande movimento.

Com a análise dos dados, que incluem 36h de gravações em vídeo, contagem do número de veículos em trânsito em 30 cruzamentos, avaliação dos tempos nos semáforos e momentos de tráfego lento e congestionamentos, a empresa apresenta – ainda em novembro – um plano de intervenções para aumentar a fluidez de veículos e melhorar a segurança para motoristas e pedestres.

A engenheira de trânsito Bárbara Marchesini, que coordena o estudo, apresentou o inventário viário, elaborado com levantamento e pesquisa, e disse que a equipe já realiza simulações para avaliar os efeitos das adequações que serão propostas. “Umuarama conta hoje com mais de 76,5 mil veículos e a frota cresce acima de 4% ao ano. Para atender a essa demanda, estamos analisando os principais conflitos e apresentaremos propostas de curto, médio e longo prazo, para aplicar na situação atual e também no futuro”, afirmou.

Conforme a engenheira, foram avaliadas a sinalização viária (horizontal e vertical), acessibilidade e disposição dos semáforos e controladores, além da contagem veicular em vários horários e dias da semana. Entre os pontos que apresentaram conflitos, essencialmente nos horários de pico, Bárbara destacou os cruzamentos das avenidas Guanabara com a Aracaju (próximo à saída para Xambrê); Castelo Branco com Pernambuco; Tiradentes com Liberdade; Rolândia com a Paraná; contornos das praças Santos Dumont e Miguel Rossafa; e praticamente toda a extensão da Rua Governador Ney Braga.

“Em alguns casos, um trabalho de geometria pode corrigir o fluxo, redirecionando os veículos. Em outros é necessário intervir nos semáforos e pensar, inclusive, em mudança de sentido, fechamento de conversões e retornos. Num próximo encontro, apresentaremos todas as propostas com justificativas técnicas e resultado de simulações, prevendo as melhoras”, completou a engenheira.

O prefeito Moacir Silva ficou satisfeito com os resultados e aguarda as propostas. “O trânsito de Umuarama é complicado, tanto pelo grande movimento – pois além da frota expressiva nós recebemos um grande fluxo de visitantes de outras cidades da região – quanto pela disposição das ruas, avenidas e praças. Exemplo disso é que não conheço outra praça no país e no mundo que receba 16 acessos e saídas de avenidas, como acontece na Santos Dumont”, comentou.

Segundo o prefeito, é necessário monitorar e estudar constantemente o trânsito de Umuarama para resolver conflitos e desenvolver alternativas para o futuro. “A cidade não vai parar de crescer e se desenvolver, com isso a tendência natural é aumentar a frota de carros e motos, principalmente. Por isso, devemos ficar atentos ao trânsito e implantar as adequações necessárias para que o fluxo não pare, ao mesmo tempo em que devemos focar na segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos”, completou Moacir Silva.

A reunião contou com a presença dos secretários municipais de Defesa Social, Paulo Sequinel Fernandes; Planejamento Urbano e Obras, Jefferson Oncken da Silveira; Habitação e Projetos Técnicos, Márcio Maia; e com o diretor da Umutrans (Diretoria de Trânsito do Município), Elizeu Vital da Silva, além de técnicos da empresa contratada para o estudo. Nos próximos dias uma noa reunião será marcada para serem apresentadas as mudanças que serão sugeridas para melhorar o trânsito de Umuarama.

SEMÁFOROS

O mau tempo desta semana atrasou o início das adequações de infraestrutura que serão realizadas para implantação de cinco novos conjuntos semafóricos. O secretário de Defesa Socal, Paulo Fernandes, informou que o primeiro será instalado no cruzamento da Rua Governador Ney Braga com a Avenida Rio Branco, nas proximidades da Agência do Trabalhador. “O trabalho começa assim que o tempo melhorar. Na maioria dos pontos a intervenção vai ser rápida e não deve prejudicar o tráfego de veículos. Apenas no entroncamento das avenidas Rotary e Presidente Getúlio Vargas com a Avenida Londrina, próximo da Praça Miguel Rossafa, é que a obra será um pouco mais complicada. Porém este será o último ponto que receberá um dos conjuntos semafóricos adquiridos recentemente”, explicou.

Os demais serão implantados no cruzamento da Paraná com a Rio Grande do Sul (próximo ao Supermercado Cidade Canção), devido ao fluxo elevado de veículos e o avanço na ocupação urbana; Paraná com a rua José Honório Ramos, com focos para pedestres; e Avenida Apucarana com Rua Dr. Camargo – grande movimento e ocorrência de acidentes, que tornam o local perigoso. O investimento na sinalização é de aproximadamente R$ 300 mil em recursos próprios.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário