Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Compra Direta é liberado e Banco de Alimentos retoma as aquisições

15/06/2016

Imagem notícia
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) liberou a execução do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta (PAA), que havia sido anunciado para Umuarama em abril último. Com isso, a partir da próxima semana o Banco de Alimentos voltará a ser abastecido para atender às entidades assistenciais que servem alimentos prontos, bem como às famílias carentes cadastradas nos programas sociais do município. “Além disso, beneficiaremos também os produtores, voltando adquirir a sua produção.

Esse mercado aberto pelo programa é um estímulo ao investimento na melhoria da produção e a certeza de comercialização por um preço justo”, avaliou o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cláudio Marconi.

Desde a liberação da portaria, município realizava o cadastramento para a proposta e aguardava a análise do MDS, que resultou em aprovação. “Agora poderemos dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Segurança Alimentar e Banco de Alimentos, que é importante para atender centenas de famílias e entidades locais a combater a fome e a desnutrição, distribuindo frutas, verduras e legumes de qualidade – além de pães e outros alimentos da agroindústria familiar”, acrescentou o secretário.

A oferta de produtos pode estar um pouco restrita no momento, pois os agricultores sentiram os efeitos do excesso e chuvas e das geadas, que atingiram as plantações nas últimas semanas. Mas a expectativa é de que a situação seja regularizada em breve. “A frente fria está passando e em poucos dias os cultivos retomarão o desenvolvimento normal.

Os agricultores são bastante cuidadosos com a produção. Por enquanto, vamos comprar o que o produtor disponibilizar e priorizar os mais necessitados nas doações”, completou Marconi.Neste ano, por conta da crise econômica, o governo federal reduziu em 30% o valor global destinado ao programa, atingindo Estados e municípios participantes. Mas com aquisições de forma precisa e organizada, será possível manter a quantidade e qualidade dos produtos asem prejudicar os beneficiários.

Os agricultores que venderem menos ao PAA também podem ficar tranquilos. “A Cooperu (Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama) funciona a pleno vapor e vem crescendo a cada dia. Além dela, os produtores contam com outros mercados para vender a produção, além do Compra Direta”, apontou Marconi.


VOLUME
Desde 2009, a Prefeitura comprou quase R$ 4 milhões diretamente dos agricultores familiares e distribuiu mais de 2,5 milhões de quilos de alimentos, atendendo 13 mil beneficiários por ano. Para 2016, a expectativa era cadastrar 150 pequenos agricultores e comprar 250 toneladas de alimentos até o final do ano. A variedade de produtos chega a quase 100 itens.

Cada produtor pode vender até R$ 6.500,00 ao ano, por meio do programa.A lista inclui verduras, legumes, frutas, pães e bolachas caseiras, doces de frutas e de leite, mel, polpa de frutas, leite pasteurizado, rapadura, temperos frescos e condimentados e produtos minimamente processados – como mandioca e abóbora seca, descascadas e embaladas a vácuo –, além de carne de frango caipira, abatido e resfriado.

Os produtos orgânicos têm preferência e são mais valorizados – com preço 30% acima dos provenientes da agricultura convencional.Com o programa, o município abastece a cozinha de 19 entidades que servem refeições prontas a pessoas carentes, atende famílias em situação de vulnerabilidade, assistidas pela Divisão de Segurança Alimentar, e reforça programas sociais como o Programa Lixo que Vale. Excedentes ajudam a enriquecer a merenda nas escolas da rede municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário