Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Comitê e parceiros organizam ações contra a dengue

02/02/2016

Imagem notícia
Ao lado de entidades de classe e gestores do serviço público, o Comitê de Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue vem propondo ações e buscando parcerias para combater o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Nesta segunda-feira, 1º, o organismo reuniu seus integrantes para a primeira reunião do ano, no anfiteatro do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), e colocou em pauta vários assuntos referentes ao combate à dengue. O principal deles é a realização da 'Hora H', uma ação proposta pela Secretaria de Estado da Saúde que deve envolver todos os municípios do Paraná no próximo sábado, 6.

Presente à reunião, o secretário municipal da Saúde, Luiz Alberto Haiduk, disse que manteve contato com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), pedindo o engajamento dos comerciantes na campanha. “A ideia é parar por uns instantes no sábado e cada empresa fazer uma vistoria na parte externa das suas instalações, a fim de eliminar criadouros do mosquito. Mas o grande desafio é convencer a população no geral a fazer a limpeza no seu quintal, no terreno ao lado, na empresa, na sua calçada, e não ficar esperando que a Prefeitura faça esse serviço. A dengue é responsabilidade de todos nós”, afirmou o secretário.

A reunião contou com presença da chefe de Vigilância em Saúde da 12ª Regional, Aletheia Patrícia Busch, do Diretor de Meio Ambiente de Umuarama, Rubens Sampaio, e diversas lideranças, e foi conduzida pelo presidente do comitê, empresário João Luiz Bortolato. O chefe da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon, que coordena as ações da Vigilância Ambiental, informou que os agentes comunitários de saúde, ao lado dos agentes de combate a endemias, estão firmes nas visitas domiciliares, com o objetivo de vistoriar todas as residências e quintais do município.

 Ele também revelou que no último mês foram emitidas 20 multas a moradores de casas onde foram encontrados focos do mosquito.

“O ideal seria que todos cuidassem bem do quintal e ninguém fosse multado, mas a cobrança é necessária porque muitos deixam sujeira, detritos e materiais que acumulam água. O momento é crítico, pois a infestação por larvas do mosquito está bem acima do aceitável e estão sob a ameaça de uma epidemia”, alertou Barzon. Umuarama já teve o primeiro caso de dengue confirmado. A paciente, uma mulher de 57 anos, é moradora da região do Posto de Saúde Central e contraiu dengue no próprio município.

Na reunião, foi apresentado o Levantamento de Índice Rápido para Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa), que deixou Umuarama em estado de alerta – os agentes encontraram larvas do mosquito em 6,3% das residências, mas em alguns bairros a infestação ficou acima de 15% - casos da Catedral (17,4%), Parque das Jabuticabeiras (18,3%) e Parque Industrial 3 (20%). A pauta teve ainda o relatório da Vigilância Ambiental com as atividades realizadas em dezembro de 2015 e assuntos gerais.Na 'Hora H', próximo sábado, a mobilização começa às 9h com uma carreata/passeata partindo da Praça Miguel Rossafa.

Carros do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícia e entidades puxaram a manifestação pela Avenida Paraná, até a Estação Rodoviária. O comitê e a Secretaria de Saúde estudam a possibilidade de campanhas com carros de som nos bairros com maior infestação do mosquito da dengue.“Precisamos reforçar as ações, mas dependemos do apoio da população para que esses números sejam revertidos. Não se trata apenas de dengue. A região já tem casos confirmados de pacientes com zica vírus e febre chikungunya, que são transmitidas pelo mesmo mosquito.

 E o Paraná já tem suspeita de microcefalia, uma má formação causada pelo zica vírus que é permanente. Então o momento é de ação e de união de esforços para eliminar os criadouros do Aedes. Todos precisamos nos envolver e agir”, reforçou o secretário Luiz Haiduk.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário