Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Comissão prepara a 6ª Conferência das Cidades, marcada para 5 de julho

06/05/2016

Imagem notícia
Umuarama realiza no dia 5 de julho, no Centro Cultural Vera Schubert, a 6ª Conferência Municipal das Cidades. O evento abre um debate franco da sociedade e poder público sobre a concentração da população nas áreas urbanas, ocorrida sem o planejamento adequado, que trouxe problemas para a qualidade de vida da atual geração e ameaça a sustentabilidade no futuro.

Soluções para esses problemas serão discutidas na conferência, um espaço de diálogo aberto à sociedade, onde as lideranças dos mais diversos setores pode apresentar suas demandas e propor novas políticas ao governo.Por meio do decreto 115/2016, assinado pelo prefeito Moacir Silva, foi constituída a comissão preparatória municipal para organizar a conferência, sob a coordenação do representante da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Gleison Alves de Andrade.

O grupo, que conta com dez representantes do poder público municipal e 16 da sociedade civil organizada, tem se reunido periodicamente para definir os rumos do evento e nesta sexta-feira, 6, recebeu a equipe contratada para auxiliar na organização e condução das palestras.O cronograma está definido. A partir das 8h do dia 5/07 haverá o credenciamento dos participantes e na sequência a abertura oficial e apresentação da comissão preparatória. Após a leitura do decreto e aprovação do regimento municipal iniciam as palestras, com o tema “A função social da cidade e da propriedade”, com Albari de Medeiros.

Adriana Santana explica a dinâmica de trabalho e em seguida será apresentado aos presentes questionário sobre a política urbana municipal.“A participação é bem democrática. O público presente será dividido em três grupos para debater o texto, definir a problemática e apresentar propostas – limitadas a duas por equipe. Em seguida haverá votação e três propostas serão aprovadas”, explicou Gleison Andrade.

A conferência termina com a eleição dos 28 delegados titulares e suplentes, que representarão Umuarama na Conferência Estadual das Cidades, prevista para Foz do Iguaçu.A 6ª Conferência Nacional das Cidades será em Brasília, de 5 a 9 de junho de 2017. “Até lá as propostas já terão sido filtradas e organizadas, representando a visão dos paranaenses sobre os problemas e necessidades das cidades. É um evento de grande importância para o planejamento e a definição de políticas urbanas e sociais que dependem de investimentos públicos, tanto federais quanto estaduais e municipais.

A conferência é, inclusive, uma condição necessária para a liberação de determinados recursos governamentais”, acrescentou o secretário municipal da Indústria e Comércio, Rômulo Rauen, que integra a comissão preparatória municipal.

OPORTUNIDADE
O prefeito Moacir Silva convida a população a participar, através dos seus representantes. “Quem pensa no futuro do município deve se envolver com a conferência, pois é o local ideal para debatermos o que queremos para Umuarama.

A participação é aberta a todos e os debates são uma oportunidade ideal para a comunidade expor os seus pensamentos, apontar demandas e eleger suas prioridades para o desenvolvimento urbano do município”, afirmou.Para essa edição da conferência foi escolhido o tema “Função social da cidade e da propriedade”, que expressa a importância do interesse coletivo.

O lema “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas” proclama o caráter igualitário e equânime, qualificando o tema.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário