Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Com formação de mão de obra industrial, Senai contribuirá para o desenvolvimento

01/07/2016

Imagem notícia
Atuando na Capital da Amizade desde 1996, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inaugurou nesta sexta-feira, 1º, o Centro de Formação Profissional de Umuarama ao lado do antigo Complexo Poliesportivo, no Jardim Colibri.

Diante de prefeitos da região, dos deputados estaduais Fernando Scanavaca e Cláudio Palozi, e federal Osmar Serraglio, vereadores, secretários municipais, lideranças sindicais e empresariais, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Luiz Campagnolo destacou o caráter transformador da educação profissional e a possibilidade de desenvolvimento que ela traz para a cidade, e também agradeceu ao apoio do prefeito Moacir Silva pela agilidade na doação do terreno, que assegurou a construção da estrutura.

Depois de focar exemplos de alunos que mudaram de vida após a conclusão do ensino técnico na instituição, Campagnolo pediu o apoio da classe política para programas de apoio à educação profissionalizante – como o Pronatec e a defesa do ‘Sistema S’, que engloba Senai, Sesi, Senac, Sebrae, Senar, Sesc, IEL e outras instituições.

O prefeito Moacir Silva agradeceu à diretoria da Fiep por acreditar em Umuarama e investir na construção dessa ampla estrutura voltada à profissionalização da mão de obra industrial, “uma carência que limitava as possibilidades de a cidade atrair grandes indústrias e mesmo estimular o crescimento das que já estão estabelecidas”, lembrou.Falta de mão de obra qualificada e uma produção agropecuária modesta foram entraves que sempre amarraram o desenvolvimento industrial umuaramense, na visão do prefeito. “Com o Centro de Formação do Senai em plena atividade e as políticas que implementamos desde 2009, para aumentar a produção agrícola e pecuária, inclusive com a criação de cooperativas e profissionalização do setor rural, acredito que Umuarama está mais preparada para atrair novas unidades industriais.

E isso deve acontecer assim que vencermos a crise econômica e política que atinge o país”, ponderou.O deputado Fernando Scanavaca destacou a união e o apoio das lideranças sindicais ao presidente da Fiep, o que reforçou o compromisso com a construção do Centro de Formação Profissional, e o deputado Osmar Serraglio disse que a sociedade precisa valorizar e aproveitar essa estrutura para fazer a diferença, frente a região Noroeste do Estado, em termos de desenvolvimento.

 O diretor regional do Senai, Marco Antonio Areias Secco, agradeceu o apoio do prefeito Moacir Silva e do deputado Scanavaca, desde a escolha de Umuarama para a implantação da estrutura, e destacou a sua atuação regional – pois a unidade vai formar mão de obra industrial especializada para os 21 municípios da microrregião.

A obra foi iniciada em 2014 e concluída no segundo semestre de 2015. Conta hoje com turmas em andamento e inscrições abertas nas áreas de automação industrial, edificações, eletrotécnica e eletromecânica (com duração de dois anos) e qualidade (um ano), que ocupam 13 laboratórios e equipamentos de última geração.

O Senai oferece 35 vagas em cada opção, totalizando 175 vagas em cursos técnicos. Em 2015 foram matriculados 1.478 alunos em todas as modalidades de ensino e 186 técnicos foram formados. Além desses, outros 3.927 realizaram cursos a distância. Para 2016 a meta é atender mais de 6 mil alunos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário