Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Com a participação da CNM, Congresso Pernambucano de Municípios começou nesta segunda

12/04/2016

Imagem notícia
Começou, na manhã desta segunda-feira, 11 de abril, o 3.º Congresso Pernambucano de Municípios. Além da solenidade de abertura, diversos integrantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participam da programação do evento. O terceiro vice-presidente da Confederação, Jorge Silva Dantas, falou em nome da entidade durante a cerimônia, representando o presidente, Paulo Ziulkoski.

Dantas destacou a importância do encontro, principalmente no atual contexto político econômico do País. Ele também reforçou que a mesma força apresentada pelos municipalistas de Pernambuco deve ser somada aos demais na XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 9 a 12 de maio. “O imbróglio político tem que ser resolvido o mais rápido possível, para o Brasil voltar a andar”, mencionou o representante da CNM ao dizer que o país está paralisado e precisa continuar a se desenvolver. O nativo, integrante da diretoria da CNM, Eduardo Tabosa, também integrou a mesa na sessão solene.

O anfitrião do evento e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, fez um relato sobre o drama da maioria das Prefeituras. Segundo ele, muitas delas enfrentam situação bastante complicada, por conta da falta de recursos. Quadro que se agrava mais quando se leva em consideração a quantidade de Municípios que dependem dos recursos federais e estaduais. “Vivemos um problema muito sério. Com 
a crise, às Prefeituras não conseguem gerar receita e não têm outra fonte de renda”, destacou.

Debates
Nesse sentido, ainda na programação desta segunda, o evento propõe debater A Conjuntura Brasileira e as Perspectivas da Gestão Municipal. O debate deve contar com a participação de especialistas, além de representantes do movimento municipalista nacional.

Na terça-feira, 12 de abril, paralelo ao Congresso, ocorrerá o Seminário Nacional de Consórcios Públicos Intermunicipais – promovido por meio da parceria entre a CNM e a Amupe.
Além disso, técnicos da CNM participarão de debates sobre Plano Diretor: Planejando a Cidade do Futuro; RPPS: Desafios e Alternativas da Sustentabilidade da Gestão e O Legislativo e a Pauta Municipalista de 2016.Nesse último debate, números atualizados sobre a partilha da repatriação, do impacto do Piso Nacional do Magistério e dos royalties de petróleo serão apresentados. 
Outros assuntos também estão na apresentação a ser feita.

Leia também: 
Seminário da CNM debate consórcios municipais, em relação ao desenvolvimento da gestão local

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário