Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

CNM relata exemplo de prefeita de Luís Gomes (RN) para homenagear as mulheres brasileiras

08/03/2016

Imagem notícia
Com 26 anos e toda uma vida pela frente, a jovem potiguar Mariana Fernandes tem gastado os seus dias à frente da administração pública municipal de Luís Gomes (RN). Ela se destaca por sua determinação, história de conquistas e por ser a primeira prefeita da cidade.

Na semana em que se comemora do Dia Internacional da Mulher, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) teve a honra de receber a prefeita mais jovem do Estado em sua sede, em Brasília.Em busca de esclarecimentos sobre a complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a gestora aproveitou para falar sobre essa data tão importante, 8 de março, e o que ela representa.

 “A importância da mulher hoje, na sociedade brasileira, ganhou uma dimensão ainda maior. As mulheres, cada vez mais, tem tido e ganhado espaço na sociedade. Não só em termos de profissão, mas até no ser mulher”, disse Mariana. Ela completou que as barreiras já enfrentadas foram muitas, principalmente na profissão.“As mulheres estão mostrando que podem e que são capazes de exercerem funções que anteriormente eram vistas apenas como funções exercidas por homens”, destacou a gestora, que contou sua experiência pessoal.

 Eleita aos 18 anos como vereadora, Mariana, bem como outras mulheres de seu Município, enfrentou o desafio de representar a população, após assumir o cargo na Câmara Legislativa, aos 19 anos. Recentemente, teve o nome indicado para concorrer a prefeita e assumiu a responsabilidade de ser a primeira mulher eleita de Luís Gomes.“Minha cidade é centenária, e fazer parte, não só como a prefeita mais jovem do país, mais levar o nome da mulher aos comandos da gestão municipal, para mim foi uma grande conquista, levantando a bandeira das mulheres, das atividade que as mulheres podem desenvolver e da juventude”, contou.

Para a jovem prefeita, as barreiras que as mulheres enfrentam, diariamente, são verdadeiros obstáculos, e ainda tem muito a ser conquistado.Mariana, como milhares de brasileiras, compartilha de uma rotina bastante cheia. “Apenas mulheres, mães, vencedoras, batalhadoras conseguem alcançar os objetivos, porque mulher se desdobra em mil. É dona de casa, é profissional, é esposa. E isso, eu vejo como ponto positivo”, salientou.

Aos seus olhos, a população do sexo feminino de seu Estado e seu Munícipio tem se destacado bastante. “Isso porque, hoje, nós conseguimos quebrar paradigmas, conseguimos mostrar que nós podemos e somos capazes de desempenhar essas funções com maestria e com sabedoria. Principalmente, para poder conduzir nossos trabalhos naquilo que a gente exerce”.Ela falou do desafio que lhe foi confiado pelo povo de sua cidade, e deixou uma mensagem a todas as brasileiras. “Eu abracei essa causa, principalmente porque eu acredito que quando temos força e colocamos em nossa mente que podemos ir além, a gente consegue.

E todas as mulheres do nosso país são capazes de alcançar tudo o que desejam”. Mariana finalizou sua entrevista oferecendo uma homenagem as todas as mulheres de seu Munícipio e do país: “sejamos sempre persistentes em nosso objetivos, porque nós podemos e nós conseguiremos alcançar todos eles, com muita garra e muita luta”.Por meio do exemplo de Mariana e de tantas outras gestores municipais, a CNM parabeniza as mulheres brasileiras pelo dia a dia de lutas e conquistas representado no Dia Internacional da Mulher.

A entidade ofereceu flores às colaboradoras da entidade, como representação de agradecimento a todas que fazem a diferença no municipalismo brasileiro. O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, também parabeniza você, mulher.Em sua mensagem, ele destaca que “municipalismo forte, se faz com a participação da mulher”.

Por fim, reitera que elas devem ser homenageadas “pela coragem, determinação e delicadeza com as quais atua na política brasileira e inspira a força do nosso movimento municipalista”.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário