Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

CNM recebe Conasems para debater temas importantes aos Municípios

09/11/2017

Imagem notícia
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebe nestas quinta e sexta-feira, 9 e 10 de novembro, representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de outras entidades para debater saúde no âmbito dos Entes locais. Em parceria, as entidades promovem oficina de trabalho que tem como objetivo discutir informação em Saúde.Antes do evento, o diretor executivo da Confederação, Gustavo Cezário, se reuniu com o presidente do Conselho, Mauro Junqueira.

Eles debateram temas que têm impactos aos Municípios e falaram sobre estratégias para avançar em matérias que tramitam no Congresso Nacional. Cezário falou acerca de questões como obras paradas, como no caso das centenas de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além do financiamento da saúde e dos Agentes Comunitários da Saúde.

Na abertura da oficina, o consultor da CNM na área da saúde, Denilson Magalhães, Denilson Magalhães, destacou que, no que se refere aos sistemas de informação em saúde, a Confederação se preocupa em relação aos custos para os Entes municipais.

E apontou que a entidade se coloca à disposição para auxiliar no debate de temas que tragam melhorias aos Municípios. Junqueira ressaltou a importância da aproximação com a CNM para conseguir subsidiar os gestores municipais com mais informações. “Este é o primeiro evento conjunto com a CNM, na casa dos Municípios”, disse. Ele também apontou que o subfinanciamento da saúde é um problema histórico e que a proposta do debate proposto na oficina é começar a criar um caminho para avançar, especialmente diante das dificuldades enfrentadas.

Oficina
O evento debate temas como: estratégia e saúde para o Brasil, informatização das UBS, e-SUS, Cadweb e novo sistema de acesso. Além da CNM e do Conasems, estão presentes participantes do Departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DataSUS), do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (Demas), da Coordenação-geral dos Sistemas de Informação (CGSI), entre outros.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário