Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

CNM participa de oficina sobre ODS na Universidade de Brasília

20/09/2017

Imagem notícia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi tema de oficina de mobilização e defesa ao direito à cidade, ocorrido na Universidade de Brasília (UnB), nesta terça-feira, 19 de setembro. O evento propôs reunir entidades que desenvolvem ações que visam a promoção e ao alcance dos ODS no Brasil.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do debate como promotora da Agenda 2030 nos Municípios do país.


Durante o encontro, a técnica internacional da entidade, Isabella dos Santos, apresentou o trabalho desenvolvido pela CNM de representação do Ente municipal no cenário nacional e de fortalecimento do poder público local.

Ela também mostrou a relação da Agenda 2030 com as políticas públicas regionais e locais.
“A estratégia de Localização dos ODS surge das distintas realidades enfrentadas. Se busca um protagonismo das autoridades locais e da sociedade civil por serem os atores que estão mais próximos e consequentemente mais cientes das realidades locais”, destacou a representante da entidade durante sua apresentação.

Mandala

Uma Mandala de Desempenho Municipal – desenvolvida pela entidade com entidades parceiras –foi apresentada aos presentes. Ela foi criada com objetivo de auxiliar os gestores na identificação e mapeamento do cenário local e no acompanhamento da evolução de indicadores. No formato de gráfico, a mandala permite a avaliação dos ODS de forma simples e compreensível.

Durante a participação da Confederação na oficina, as publicações da entidade que tratam dos ODS foram mostradas. São elas: o 
Guia para Localização dos ODS nos Municípios Brasileiros, que apresenta cada um dos 17 ODS individualmente; e o Guia para Integração dos ODS, que traz a incorporação dos ODS no planejamento da gestão municipal.

Oportunidade
Para a coordenadora técnica da CNM, Luciane Pacheco, que também participou do encontro, a agenda foi positiva e representou uma oportunidade de compartilha experiências e avançar no desafio de conquistar melhorias nos indicadores, principalmente nos governos locais e regionais.

Além da CNM, representante do governo do Distrito Federal, da Presidência da República, da sociedade civil e da UNB participaram da agenda. 
 

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário