CNM demonstra a força do turismo como atividade estratégica de desenvolvimento para os Municípios
09/11/2016

No ciclo de palestras apresentadas pelas áreas técnicas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), dentro do cronograma do Seminário Novos Gestores, um dos temas abordados foi a atividade turística como importante fomentador de renda, emprego e desenvolvimento para os Muinicípios brasileiros.
Hoje o Brasil ocupa a 28ª posição no ranking mundial do turismo. Os Municípios devem planejar suas estratégias de fomentação local e regional desta atividade para que o país suba ainda mais posições no ranking. Para tanto, devem aproveitar que o Brasil é um país rico em atrativos aos viajantes nacionais e internacionais, com imensa costa marítima, áreas rurais, florestais, além de história e gastronomia abundantes.Os prefeitos observaram durante a palestra que trabalhar no crescimento do turismo pode ser um grande incremento para o desenvolvimento das cidades, mesmo que o Município não tenha tantos atrativos. Isso acontece porque, normalmente, o turismo acontece de forma regional de não municipal. O turista ao visitar um Município, acaba se deslocando para outros ao redor em busca de atrativos. Desta forma, as cidades que compõem aquela região podem ser beneficiadas, visto que provavelmente serão visitadas.Assim, todas devem estar estruturadas para receber esse contingente de visitantes, conforme explica o palestrante e consultor de Turismo da CNM, Mário Nascimento (foto, à direita). “É preciso que estes Municípios trabalhem os pequenos negócios e empreendimentos, em áreas econômicas prioritárias, para que tenham estrutura para receber os turistas. Não é na prefeitura que a atividade turística gera emprego, é na área privada”
Números do turismo no Brasil
Alguns números da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Ministério do Turismo (Mtur) apresentados na plenária indicaram que houve um pequeno declínio no setor turístico nacional entre 2014 e 2015. De um ano para o outro, a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil caiu de 6,4 milhões para 6,3 milhões. Na receita cambial também houve redução, de US$ 6,8 bilhões para US$ 5,8 bilhões.
Outro importante indicador é que o turismo está em terceiro lugar na Balança Comercial de Exportações Mundial, ficando atrás, somente dos combustíveis e produtos químicos. Os Municípios devem aproveitar a super exposição do Brasil mundo afora por conta de recentes eventos internacionais realizados no país, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.Ao fim da plenária, os prefeitos foram convidados a visitarem a área técnica de Turismo e conhecerem o Mapa do Turismo Brasileiro, onde poderão observar se seus respectivos Municípios constam. Também foram alertados a lerem o material entregue no box informativo, onde encontrarão maiores informações para o incremento da atividade turística em seus Municípios.Fonte: Portal CNM