Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

CNM cria rede para estimular doação de sangue nos Municípios

25/11/2016

Imagem notícia
No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) abraça esta causa e sensibiliza os gestores locais para a importância da doação de sangue. Recentemente, a entidade lançou uma campanha como forma de contribuir para a manutenção dos estoques nos hemocentros.

O projeto foi chamado de Rede de Municípios Doadores e busca estabelecer uma ponte entre os pontos de coletas e os doadores. Para isso, a entidade convoca o movimento municipalista a atuar ativamente no processo, ao atender o chamado dos hemocentros regionais e manter regularidade das doações. A entidade também orienta os Municípios a captarem novos doadores e auxiliarem no transporte dos voluntários até o ponto de coleta mais próximo da cidade.

No hotsite, a Confederação irá fazer o cadastro dos hemocentros, dos Municípios e dos doadores. Os dados irão ajudar a compor uma rede nacional de doadores de sangue estruturada e regular. Outro destaque da página será uma ferramenta que irá auxiliar os interessados em fazer a doação de sangue a encontrarem o local de coleta mais próximo. As informações estarão apresentadas em um mapa, para facilitar a interação.,

Panorama nacionalDados do Ministério da Saúde revelam que 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, a pasta trabalha para aumentar o índice. A taxa ideal deve ficar entre 3% e 5%, caso de países como o Japão e os Estados Unidos.

Em 2015, cerca de um milhão de pessoas doaram sangue pela primeira vez, o que representa 38% do total das doações. Já outras 1,6 milhão de pessoas, ou 62% do total, retornaram para doar. Durante o período, foram realizadas 3,7 milhões de coletas de bolsa de sangue no País, resultando em 3,3 milhões de transfusões.Quem pode doarNo Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de idade, é necessário o consentimento dos responsáveis, e na faixa de 60 a 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Também é preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde.O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.Conheça o hotsite do projeto aqui

Da Agência CNM, com informações do Portal Brasil

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário