Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

CNM aposta na integração das redes em resposta ao crack e outras drogas

30/05/2017

Imagem notícia
Uma ação do Município de São Paulo (SP) para remover os dependentes químicos da região da Cracolândia tem reascendido na mídia o debate sobre a importância de enfrentamento às drogas. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, os gestores municipais têm de oferecer uma solução para suas questões.


A declaração foi emitida nesta segunda-feira, 29 de maio, após ele participar de reunião na sede Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. “Temos ações descentralizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), mas cada gestor age da forma como entende que é necessária. No caso da Cracolândia, esperamos que se encontre uma maneira conciliatória de recuperar essas pessoas para a sociedade”, disse o chefe da pasta sem mencionar se está de acordo ou não com a ação da prefeitura paulista.Nos últimos anos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem acompanhando de perto a temática das drogas junto aos Entes locais.

Por meio de pesquisas e de relatos próprios dos gestores municipais, a entidade tem notado que a falta de estrutura e a escassez de recursos são os principais entraves no processo de enfrentamento às drogas.

A CNM entende a complexidade do tema e, por esse motivo, defende uma abordagem integrada no trabalho das redes de apoio ao usuário de drogas. Em 2015, a Confederação lançou o projeto Reinserir, que conta com o apoio da União Europeia.

O objetivo é auxiliar os Municípios a atuarem em conjunto, utilizando as ferramentas que dispõem, para uma resposta positiva sobre a temática da drogadição.

Ações do projeto
Como parte das estratégias, os participantes mapearam as redes locais de atenção aos dependentes químicos, que envolvem áreas como Saúde, Educação e Assistência Social. A partir desse diagnóstico, teve início um trabalho para integração dessas redes. Parceiros locais foram identificados e convidados a se engajarem no projeto. A ideia é não apenas oferecer serviços de apoio ao público, mas também buscar formas de reinserir esse usuário na sociedade.Em 2017, o projeto segue para o seu terceiro e último ano. Nessa fase, o foco está na preparação de seminários locais e regionais apresentação dos resultados.

O projeto Reinserir acontece na 4ª região geoadministrativa da Paraíba, composta por 12 Municípios. Contudo, outras duas cidades Olivedos (PB) e Carnaúba dos Dantas (RN) manifestaram interesse e foram incorporadas ao projeto.Saiba mais sobre o Reinserir no hotsite do projetoLeia também:
Crack: imprensa destaca levantamento da Confederação sobre a situação da droga

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário