Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Cerca de 55% dos casos de HIV/ AIDS são de pacientes com idade entre 26 a 45 anos

03/02/2016

Imagem notícia
A Campanha de Carnaval Contra DST/ AIDS promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, está acontecendo durante toda essa semana em Umuarama e em seu primeiro dia de execução, já registrou índices satisfatórios de participação. Segundo a Vigilância em Saúde, nesta segunda-feira (1º), cerca de 50 pessoas passaram pelo Ambulatório de Infectologia para realizar o teste rápido.

Até a próxima sexta-feira (05), a equipe do ambulatório atenderá a população em horário estendido, das 8h às 16h. Dessa forma, o acesso dos interessados ao teste fica mais fácil, isto porque, o setor não fechará para almoço. “O teste é rápido e o resultado sai na hora. Por isso, a ideia foi estender o horário para possibilitar a vinda daqueles que não possuem a disponibilidade dentro do horário normal de atendimento do setor”, explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

O teste rápido é a maneira mais fácil de detectar se o paciente possui HIV/ AIDS, Sífilis, Hepatite B ou Hepatite C. Por isso, a Secretaria de Saúde está sempre promovendo ações para chamar a atenção da população para a importância da testagem. “Todos os anos já realizamos esta campanha por se tratar de um período onde há maior propensão para relações sexuais sem o uso de preservativo devido ao uso excessivo de bebidas alcoólicas”, destaca Barzon.

CASOS

Atualmente, a Secretaria de Saúde contabiliza 274 de HIV/ AIDS em acompanhamento, sendo que 
55% deles são pessoas com faixa etária entre 26 a 45 anos. “Houve uma mudança no perfil dos pacientes infectados. Está crescendo muito o número de jovens em acompanhamento. Sabemos que este aumento não se deve pela falta de informação, mas sim, de conscientização. Por isso, estamos intensificando nossos trabalhos de sensibilização e orientação de maneira muito expressiva”, ressalta o coordenador.

Do total de casos confirmados, 151 são referentes a pacientes com idade entre 26 a 45 anos, 97 de pessoas com mais de 45 anos, 22 com a faixa etária entre 16 a 25 anos e quatro casos identificados em pacientes com até 16 anos.

Os homens representam 60% dos casos confirmados, ou seja, são 163 pacientes do sexo masculino em acompanhamento e 111 do sexo feminino.De 1991 até esta semana, a Capital da Amizade contabilizou 84 óbitos decorrentes da doença. “Os números assustam e exigem atenção da população. As pessoas não precisam ficar receosas ou resistentes com o teste rápido, pois a identificação precoce da doença é a única maneira do paciente ter uma rotina com uma qualidade de vida quase normal. Mantemos todo o sigilo necessário e garantimos todo o acompanhamento que a pessoa precisa”, orienta Barzon.?

T
RATAMENTO

Além das ações de Carnaval, o Ambulatório de Infectologia, localizado no piso superior do Posto Central, oferta gratuitamente todas as 
terças e quartas-feiras testes rápidos para a população em geral. O atendimento é realizado das 7h30 às 10h30, o resultado sai na hora e não é necessário estar em jejum, apenas levar um documento com foto.

Caso o paciente seja diagnosticado positivamente, a equipe traça imediatamente uma série de ações de acompanhamento, como avaliação psicológica, acolhimento da equipe de Enfermagem e Assistente Social, consulta com infectologista, exames de CD4 e Carga Viral e avaliação para fisioterapia, no caso de pacientes com uso de Antirretroviral.

Porém, para uma vida tranquila e saudável, a prevenção é sempre a melhor saída e a Prefeitura auxilia nesse processo. Além de orientações, 
todos os postos de saúde também disponibilizampreservativos gratuitamente para pessoas com vida sexual ativa.Vale lembrar também a importância de utilizar seringas e agulhas descartáveis em procedimentos que necessitarem destes matérias, além do uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário