Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Cerca de 5.440 atendimentos são realizados mensalmente no Pronto Atendimento

17/10/2015

Imagem notícia
A posição de Umuarama no ranking da Revista “Isto É” como a 37ª cidade de médio porte do País com a melhor saúde pública não ocorre por acaso. Prova disso, são os dados apontados nos levantamentos mensais realizados pela Secretaria Municipal de Saúde em relação aos casos de urgência e emergência do Município. Segundo o relatório, a média mensal de atendimentos da estrutura é de 5.443 procedimentos, o que equivale a mais de 180 pessoas consultadas diariamente.

Funcionando das 7h às 23h, todos os dias, o setor atende casos específicos nos quais não competem às unidades básicas de saúde, como crises compulsivas, hemorragias, cólicas renais, parada cardiorrespiratória, intoxicação, febre alta (+ 38,5º), infarto, desmaio, crise asmática, queimaduras de grande porte e diabetes descompensada.  Essa triagem e encaminhamento, no entanto, devem ser realizados prioritariamente pela UBS mais próxima do usuário. “O posto de saúde poderá avaliar qual a condição do usuário e se for necessário, encaminhá-lo para o Pronto Atendimento. Esse processo evita que o paciente se desloque até a área central, sendo que poderia ser atendido em uma unidade próxima a sua casa”, explica o secretário de Saúde, Luiz Haiduk.

Ao chegar ao PA o paciente passa novamente por mais uma triagem realizada pela equipe de enfermagem. Esse procedimento favorece que os casos de urgência e emergência recebam a atenção adequada e que os demais casos sejam orientados conforme suas necessidades.

Com a implantação do SAMU, os atendimentos de emergência ganharam ainda mais agilidade e favoreceu alguns procedimentos realizados com a frota de ambulâncias do Pronto Atendimento, que até o ano passado, sofria com a alta demanda de atendimentos. Grande parte das transferências para os hospitais, são realizadas com o apoio da equipe do setor, o que permite que os veículos do Pronto Atendimento fiquem à disposição para casos especiais de transporte de pacientes, como idosos e deficientes físicos que são liberados da observação.

Segundo a Secretaria de Fazenda, a Prefeitura de Umuarama investiu cerca de R$ 2,6 milhões de recursos próprios para o funcionamento da estrutura ao longo de 2014. Isto porque, a responsabilidade financeira para a manutenção do PA é integralmente da administração municipal, que por sua vez, não recebe aporte de recursos por parte do governo federal. Do total investido, ainda não está somado o valor da folha de pagamento dos servidores que trabalham no setor.

DADOS

O último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta que em setembro, o Pronto Atendimento prestou 5.091 atendimentos, sendo que 3.448 pacientes foram medicados e 76 foram tiveram que ser encaminhados para o hospital. Além das consultas e medicações, a equipe realizou 162 suturas, 352 curativos, 17 sondagens e oito lavagens ocular.

O relatório também mapeia as regiões que mais necessitaram de atendimentos durante o mês. Este índice permite que as unidades básicas de saúde intensifiquem os acompanhamentos e que a administração municipal avalie quais bairros apresentam maior demanda. Em setembro, o bairro com maior índice de atendimentos no PA foi o San Remo, ao todo, 456 procedimentos foram realizados para os moradores do bairro. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário