Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Cerca de 18 oficinas são ofertadas gratuitamente por projeto executado pela SMEL

23/05/2016

Imagem notícia
Após a contratação e treinamento dos 15 profissionais selecionados para atuarem no Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC), no qual Umuarama foi contemplada pelo Ministério do Esporte para desenvolver atividades que incentivam a prática de exercícios físicos, artísticos e culturais com a população, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) iniciou em abril as oficinas do projeto.Há cerca de um mês em funcionamento, o PELC de Umuarama já superou a marca estimada de atendimento.

Com opções de 18 oficinas, o projeto atende mais de 800 pessoas das mais variadas idades. “A proposta do PELC é subsidiar ações no Município que contemplem cidadãos de qualquer faixa etária e perfil. No projeto que encaminhamos para o Ministério e no qual fomos selecionados, inserimos oficinas que se encaixassem para crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de deficiência física”, conta o secretário da SMEL, Jeferson Ferreira.

O cronograma de oficinas possui cerca de seis atividades por dia realizadas de segunda-feira a sábado, em vários pontos do Município. Isto porque, o projeto estabelece que a cidade desenvolva ações descentralizadas e em horários flexíveis para facilitar o acesso da população.

Desse forma, Umuarama possui seis pontos de atividades do PELC espalhados entre bairros e área central. Os núcleos base são o Centro da Juventude e o Ginásio do Alphavile, enquanto os subnúcleos são o Parque Daniele, Ginásio Amário Vieira da Costa, Matriz São Francisco e Estádio Lúcio Pipino.
A parceria entre administração municipal e Governo Federal, exige um esforço organizacional significativo por parte da SMEL, uma vez que toda o gerenciamento das atividades é realizado pela pasta. Os 15 novos profissionais são de responsabilidade da secretaria, assim como a manutenção dos espaços, estrutura e materiais das atividades.

OFICINAS
O PELC conseguiu incorporar e fortalecer iniciativas que já vinham sendo desenvolvidas pelo Município, como é o caso dos alongamentos com idosos, Pedalada Noturna, Corrida de Rua e Zumba. Porém, novas opções foram agregadas ao leque de oficinas gratuitas disponíveis para a população.

Entre as novidades, há oficinas de crochê, fuxico, pintura em tela, dança, violão, tênis de mesa, além das escolinhas de treinamento desportivo, como handebol, futebol, vôlei, basquete para cadeirantes, capoeira, entre outros.“O foco do projeto não é apenas atividades esportivas, mas sim, atividades que desenvolvam o lazer, a cultura e o senso artístico.

Pensamos muito nas propostas das oficinas para que pudéssemos agradar o maior número de pessoas possível e a receptividade tem sido muito boa”, avalia Jefinho.

Com a execução do projeto, Umuarama passou a contar com um apoio financeiro e técnico para realização de várias atividades durante 18 meses. Além das oficinas, o PELC contemplará a Capital da Amizade com três megaeventos culturais 
e esportivos.
Segundo Jefinho, as inscrições para as oficinas ainda estão abertas e esperam mais participantes. Para saber mais detalhes de como se inscrever, o interessado deve entrar em contato na SMEL pelo telefone 3906-1090. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário