Centro de Referência Materno e Infantil reestruturou o atendimento às mulheres e crianças
22/02/2016

Criado em maio de 2015, por iniciativa do prefeito Moacir Silva, o Centro de Referência Materno e Infantil (CRMI) trouxe inúmeros benefícios aos usuários do sistema público de saúde, que necessitavam de atendimentos nas especialidades de ginecologia, obstetrícia e pediatria. Mas ainda antes disso, em 2013, a administração municipal já havia dado o primeiro passo nesse importante projeto para reduzir definitivamente as grande filas para consultas nessas especialidades, implantando o Centro de Referência da Mulher e da Criança, com funcionamento lá na Unidade Básica de Saúde Central.
Com uma equipe formada por 23 profissionais, sendo 9 médicos pediatras, 4 médicos ginecologistas, 3 gineco-obstetras, 1 enfermeira, 2 auxiliares de enfermagem, 1 serviços gerais e 3 estagiários, o CRMI realiza cerca de 1900 consultas mensalmente. São em média 125 consultas diárias e 566 por semana. Segundo a enfermeira que coordena o serviço, Michelle de Siqueira, o balanço de 2015 confirma esse volume bastante expressivo no número de atendimentos. "Realizamos no ano passado - entre maio e dezembro - ou seja, em apenas sete meses, 12.834 consultas", contou.
São oferecidos atendimentos nas áreas de ginecologia e obstetrícia (consultas pré-natal) e pediatria, exames de Colpocitologia oncótica (para prevenção do câncer do colo do útero), implante de DIU (método contraceptivo), Colposcopia (exame da vagina e do colo do útero), entre outros procedimentos ginecológicos. É importante informar que são as Unidades Básicas de Saúde que fazem o encaminhamento dos usuários para o atendimento no CRMI, não sendo possível o agendamento direto.
A estrutura ampla e confortável conta com 5 consultórios médicos, 1 consultório odontológico, 1 sala de acolhimento, 1 consultório de enfermagem, recepção, 3 banheiros, copa, lavanderia e almoxarifado.
Antes da inauguração do Centro de Referência Materno e Infantil, as consultas destas especialidades eram realizadas na Unidade Básica de Saúde Central. No entanto, o serviço funcionava com menor número de médicos atendendo e, consequentemente, menos consultas disponibilizadas. Outro agravante era que esse pacientes se misturavam aos usuários da própria unidade de saúde, que ficam ali aguardando para serem atendidos com outros serviços. "A mudança foi muito bem vinda e resultou em inúmeros benefícios, como organização do trabalho, estrutura mais adequada, mais comodidade, maior número de profissionais atendendo e mais consultas diárias", destacou Michelle.
A dona de casa Thais Cristina Silva Coelho está grávida de cinco meses, à espera do segundo filho. Desde a primeira gestação foi atendida no Centro de Referência Materno e Infantil e classifica positivamente o serviço. "Tudo muito bom, os médicos tem bastante paciência, são bem profissionais, eu gosto muito", relatou. Da mesma forma pensa a sua xará, a Thais Alexandre Santos, que nesta terça-feira (16) levou o seu bebê de apenas nove dias para consultar com pediatra. "Também fui atendida durante o pré-natal pelo Centro de Referência Materno e Infantil. "O local é muito bem estruturado, o atendimento nota 10, sempre saio satisfeita", conta a dona de casa, que agora se dedica aos cuidados essenciais ao pequeno Mateus.
A Natália Aparecida Vicente é mãe da Emily Vitória, de 2 meses, e também recebeu atendimento durante a gravidez. "Eu trouxe a minha filha para a pediatria, mas já conheço o atendimento desde a gestação. Sempre me atenderam muito bem e a minha filha também, nos deram toda a atenção que esperávamos", concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama