Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Caminhos da Cidade vai recuperar 25 km de pavimento asfáltico com reperfilamento

15/01/2016

Imagem notícia
Nas próximas semanas, em no máximo 30 dias, a Prefeitura de Umuarama inicia um grande programa de recuperação da malha asfáltica, duramente castigada nos últimos meses pela incidência recorde de chuvas que vem causando estragos e prejuízos em praticamente todo o Estado. A ação é emergencial, mas será estendida a cerca de 25 quilômetros de ruas e avenidas da cidade, onde as operações de tapa-buraco já não são mais suficientes, conforme o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada, Antônio Carlos Favaro.

Os trechos estão sendo definidos de acordo com o volume de tráfego e o nível dos danos ao pavimento. “É a volta do Programa Caminhos da Cidade, lançado na primeira gestão pelo prefeito Moacir Silva, responsável pela recuperação da maior parte da malha viária de Umuarama. Foram dezenas de quilômetros de recapeamento e restauração do pavimento, e agora voltaremos com o reperfilamento em larga escala”, disse Favaro, durante reunião com secretários municipais de outras áreas para definir as prioridades do trabalho, nesta quinta-feira, 14.

A previsão de investimentos é de R$ 3 milhões, na aquisição de 6,5 mil toneladas de massa asfáltica e na locação de uma máquina vibroacabadora, que garante mais qualidade ao pavimento recapeado. “Nós temos em mãos relatórios com os trechos de ruas mais danificados e assim que o material for adquirido, através de licitação, iniciaremos o trabalho com mão de obra própria. O serviço vai melhorar a situação de muitas ruas e avenidas de Umuarama, que foram avariadas pelo excesso de chuvas e também pelo tráfego de veículos pesados”, informou o secretário de Serviços Públicos, João Paulo dos Santos.

Favaro destaca que o Caminhos da Cidade volta com recursos próprios. “Através das medidas de contenção de despesas determinadas pelo prefeito Moacir Silva, foi possível arrecadar os recursos necessários para este investimento, que vai atender praticamente todas as regiões da cidade. Será necessário apenas realizar os trâmites burocráticos, concluir a licitação e iniciar o trabalho”, completou o secretário.


MAIS
O município também negocia um convênio com o governo do Estado para obras de recapeamento asfáltico em mais 25 quilômetros de ruas e avenidas, mas não há prazo para definição. “Queremos melhorar a situação do asfalto nos locais mais atingidos pelas chuvas e pela deterioração natural do pavimento, após vários anos de uso. As ruas que foram recapeadas no início da primeira gestão continuam em bom estado até hoje. Agora queremos melhorar a qualidade em outros trechos, garantindo mais segurança e conforto para a população”, avaliou o prefeito Moacir Silva.

Da mesma forma, a Secretaria de Serviços Públicos deve manter o serviço de tapa-buraco emergencial, nos locais mais atingidos, até que seja realizado o reperfilamento.

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário