Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Benefícios do Urbem foram ressaltados durante seminário com gestores sul-mato-grossenses

29/02/2016

Imagem notícia
Os benefícios da modernização da gestão municipal e a união como forma de pressionar o Congresso Nacional para garantir a liberação de recursos federais para amenizar a crise das finanças públicas foram ressaltados durante o Seminário Regional de Disseminação do Urbem. A ferramenta foi desenvolvida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para viabilizar o diagnósticos, a organização e a dinamização dos processos internos das prefeituras. Já, o encontrou reuniu prefeitos, vereadores, secretários e técnicos das prefeituras sul-mato-grossense – parte da programação da Semana do Municipalismo Brasileiro. 

Ocorrido no dia 26 de fevereiro, no plenário da Associação, o Seminário enfocou o Urbem – que é licenciado como software livre, sob a licença Pública Geral – disponibilizado sem custo aos Município. Quando a prefeitura dispõe de corpo técnico qualificado, o sistema pode ser manuseado pelos serviços municipais.

Para auxiliar ainda mais nesse processo, a CNM oferece manuais de utilização da ferramenta, em linguagem acessível aos usuários, além de suporte operacional. 
Na prática, o sistema consiste em integrar todos os setores da prefeitura para garantir maior controle da arrecadação e todas as informações de interesse da administração local. Diante disso, o conselho da Confederação é para que o Município verifique a realidade de sua gestão, para identificar se disponibiliza de infraestrutura técnica e física necessárias para a implantação do sistema. 

Conquistas
Durante a abertura do evento, o presidente da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Juvenal Neto, mencionou a dedicação dos técnicos da CNM e o poder de atuação e mobilização da entidade municipalista, como importante instrumento de pressão em favor das prefeituras. Algumas conquistas promovidas pelo movimento – liderado pela Confederação –também foram relatadas.

Como por exemplo: uma das mais atuais a divisão dos recursos da repatriação do dinheiro levado para o exterior com as prefeituras. 
Ao elogiar o sistema, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças de Mato Grosso do Sul (Confaz-M), Silvano Livramento, disse que o programa é eficiente e essencial a administração pública. Para ele, a instalação da Ubem resulta na redução dos custos para os Municípios.

 Presentes
O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, foi representado por Ângelo Roncalli; pelo diretor financeiro da entidade, Joarez Lima Henrichs; e pelo palestrante, Ronaldo Antoni. A agenda foi organizada com objetivo de debater o momento atual, as principais dificuldades e as medidas adotadas que podem servir de modelo para os demais Municípios da região. Além de apresentar o Urbem como solução de modernização da gestão municipal. 

Agência CNM, com informações da Assomasul 

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário