Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

APA do Rio Piava é um dos mananciais mais preservados em todo o Estado

23/05/2016

Imagem notícia
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava, em Umuarama, é uma das mais preservadas de todo o Estado, na avaliação do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Cláudio Marconi. Para ele, além dos expressivos investimentos feitos pelo poder público, o que também faz a diferença é a consciência dos produtores rurais e moradores do perímetro.

É nesta região que é captada toda a água potável distribuída aos cerca de 110 mil umuaramenses.“Nos últimos anos, investimos mais de 7 mil horas/máquina na conservação do solo, com construção de terraços (curvas de nível) e adequação de carreadores, no acesso às propriedades.

Esse trabalho reduz significativamente o volume de sedimentos que chega ao leito do rio Piava e de suas nascentes”, explicou o secretário. Mas a lista de ações é bem maior.Mais de 20 quilômetros de cercas foram construídas nas margens de córregos e nascentes, nas áreas de proteção permanente e matas ciliares, praticamente a custo zero para os produtores. “Eles participaram apenas com a mão de obra”, lembra Marconi.

Com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e a participação do município, os agricultores também ganharam 75 conjuntos de fossas sépticas em suas moradias. “Com as fossas os dejetos passam por um processo natural de tratamento. Reduzimos a contaminação do solo e, consequentemente, a melhoria ajuda a manter a pureza das nascentes que abastecem o Piava. Elas funcionam como um biodigestor e ao final eliminam apenas água na terra”, afirma Valério Silva, presidente do conselho da APA.

A Prefeitura distribuiu milhares de mudas de árvores nativas para recomposição das áreas de proteção permanente e matas às margens das nascentes. “Grandes clareiras já foram recuperadas e outras partes estão em processo avançado de recomposição. As matas ajudam a manter a qualidade da água e também evitam o avanço de processos erosivos, quando as curvas de nível não suportam o volume da água das chuvas”, explicou o secretário.

Cláudio Marconi destacou a parceria com os produtores. “Todos eles têm consciência da importância de preservar as terras em suas propriedades. São participantes ativos no processo e cumpre com todas as determinações e decisões tomadas, em benefício da população – uma vez que toda a água consumida pela cidade vem da bacia do Piava”, destacou.

Esse trabalho do município, em conjunto com a APA, é realizado em propriedades de até 80 hectares – que são a grande maioria, na região. “Dentro da área de proteção, apenas três fazendas estão acima desta condição, e os seus proprietários também fazem a conservação de solo e são acompanhados pelos técnicos do município.

O assoreamento, que agravou o problema da falta de abastecimento em Umuarama, há algumas semanas, ocorreu por causa do grande volume de chuvas – 300mm em três dias –, pois não existe sistema de conservação que suporte uma quantidade de água como essa, em tão pouco tempo”, informou.

Mesmo assim, acrescenta o secretário, a Prefeitura já notificou os proprietários e eles estão tomando providências. “Estamos acompanhando de perto essa situação”, disse. Marconi confirmou mais investimentos na conservação das estradas que cortam a APA, nos próximos dias, principalmente a Jurupoca e a Jaborandi. “Nunca descuidamos da conservação das estradas.

Agora, mesmo, vamos aplicar um revestimento primário com pedras graduadas nos pontos mais críticos, a fim de garantir boas condições de tráfego mesmo em dias de chuvas fortes. Com o apoio do prefeito Moacir Silva, desde o início de sua primeira gestão, a APA do Piava vem sendo bem cuidada e pode ser considerada exemplo de preservação em todo o Estado”, finalizou Marconi.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário