Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Analistas preveem que taxa básica de juros deve cair para 8,25%; Copom divulga hoje

14/09/2017

Imagem notícia
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reunirá nesta quarta-feira, 6 de setembro, para definir a taxa básica de juros da economia. A expectativa dos analistas é de que a Selic será reduzida dos atuais 9,25% para 8,25% ao ano.

De acordo com o portal de notícias G1, a decisão do BC será anunciada por volta das 18h desta quarta, após o fechamento do mercado financeiro. A expectativa da maior parte dos analistas dos bancos consta de pesquisa realizada na semana passada pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras.A definição da taxa de juros pelo BC tem como foco o cumprimento da meta de inflação que é fixada todos os anos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Para 2017 e para 2018, a meta central de inflação é de 4,5%, com intervalo de tolerância de dois pontos percentuais, de modo que o IPCA pode variar sem o objetivo ser formalmente descumprido.

Selic
Normalmente, quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic na expectativa de o encarecimento do crédito freiar o consumo e, com isso, a inflação cair. Essa medida, porém, afeta a economia e gera desemprego.Em razão do fraco nível de atividade, a inflação tem registrados níveis mais baixos neste ano.

 De janeiro a julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 1,43%, bem abaixo dos 4,96% registrados em igual período do ano passado.Para 2017, o mercado financeiro prevê que a inflação deve ficar em 3,38%, abaixo da meta de 4,5% fixada pelo CMN para este ano. A meta central de inflação não é atingida no Brasil desde 2009.

Agência CNM, com informações do G1

Fonte: Portal CNM

Deixe seu comentário