Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Ampliação do aeroporto está assegurada e obras devem começar ainda neste ano

10/05/2016

Imagem notícia
As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, de Umuarama, dotando o terminal de condições adequadas para receber aeronaves de maior porte, voltaram a ser tema de reunião na semana passada na Secretaria de Infraestrutura e Logística, em Curitiba, por iniciativa da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República.

O prefeito Moacir Silva participou do encontro, que contou também com os prefeitos de Telêmaco Borba, Toledo, Ponta Grossa e Pato Branco, além de técnicos representantes dos demais municípios paranaenses que integram o Programa de Expansão dos Aeroportos Regionais.

O projeto do aeroporto de Umuarama, que começou a ser elaborado em 2013, já foi devidamente aprovado e é o que se encontra em estágio mais adiantado dentro do Programa de Aviação Regional da Presidência da República. “Hoje podemos dizer que é 100% certo que teremos o aeroporto devidamente adequado conforme os critérios do programa federal.

E também é muito provável que as obras necessárias de reforma e ampliação sejam iniciadas ainda este ano, com investimento de quase R$ 45 milhões”, comemora o prefeito Moacir Silva.

Depois da reunião, sexta-feira passada em Curitiba, comandada pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, e pelo diretor da Secretaria de Aviação Civil, Eduardo Henn Bernardi, o prefeito recordou que desde que assumiu a Prefeitura de Umuarama, em 2009, passou a defender a proposta de implantar uma linha aérea regular ligando o município e a região aos principais centros do Paraná e do Brasil.

Todas as tentativas nesse sentido, até agora, não vingaram em função de fatores adversos, mas a partir do momento que Umuarama foi incluída no Programa de Investimento em Logística: Aeroportos Regionais, criado pela Secretaria de Aviação Civil para incentivar a criação de linhas aéreas nas principais cidades do interior do país, as esperanças do prefeito se renovaram.

Na reunião de sexta-feira estavam presentes técnicos do Banco do Brasil, gestor dos projetos e recursos. Eles garantiram – na presença da diretora geral da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Andréia Regina Abrão – que os investimentos estão garantidos.

LINHA AÉREA
Moacir Silva, que nesta segunda-feira viajou para Brasília, onde participa de audiências e reuniões com autoridades do governo e lideranças políticas, voltou a confiar na abertura de uma linha aérea a partir de Umuarama ainda antes de serem iniciadas as obras do Programa de Aviação Regional.

O prefeito lembrou que essa garantia foi dada pela própria empresa aérea Azul, ao informar que se o governo do Estado reduzir o valor do ICMS que incide sobre o combustível de aeronaves, dentro de 120 dias a linha começará a funcionar regularmente. “Ainda estamos em negociação”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário