Amerios - Associação dos Municípios de Entre-Rios

Associação dos municípios de entre-rios

Ações de prevenção e combate à dengue serão discutidas

20/11/2015

Imagem notícia
O Comitê de Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue realiza na próxima semana mais uma reunião ordinária para discutir temas ligados à prevenção e combate à dengue em Umuarama. Entre os temas da pauta, será discutido o horário diferenciado de trabalho da Vigilância em Saúde, a promoção do ‘trote educativo’, avaliação da Semana Municipal de Prevenção Contra a Dengue, em curso até a próxima terça-feira, e apresentação do relatório da Vigilância Ambiental referente a outubro, detalhando o trabalho realizado.

A reunião ordinária do comitê está prevista para a próxima quinta-feira, 26, com início às 14h, no anfiteatro do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Na última reunião o chefe do setor de Vigilância em Saúde, Fábio Barzon, informou que o horário diferenciado que atuação dos agentes de combate a endemias será das 8h às 14h, que permite melhor rendimento nas visitas às residências. “Com esse horário o agente consegue alcançar mais unidades, diminuindo o índice de casas fechadas, e também cumpre sua carga horária”, resumiu, comparando números de visitas de junho/julho/agosto de 2014, em relação a 2015.

Com maior produtividade nas visitas é possível economizar recursos, uma vez que encontrando o imóvel aberto o agente não precisa retornar em outra ocasião, fazendo dois ou mais deslocamentos ao mesmo endereço – incluindo passagem e horas extras. Em setembro deste ano foram visitados 14.769, dos quais 8.716 estavam fechados e exigiram visitas posteriores.

O relatório aponta que 928 imóveis receberam tratamento para possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, totalizando 1.805 depósitos; 26.770 locais e objetos com potencial para acumular água foram eliminados e 29 tubitos foram encaminhados para análise de larvas encontradas. Foram aplicadas cinco multas e verificadas 103 reclamações, além de 528 pontos estratégicos visitados. Houve ainda ações de bloqueio costal com UBV Leve, tratamento P.E. Bendiocarb, coleta de pneus, 61 apresentações de educação em saúde, teatro de fantoche em 24 escolas municipais, nove creches e dois Centros Municipais de Educação.

O teatro do mosquito da dengue foi a oito escolas municipais, bem como o teatro de fantoches, houve ainda uma palestra no comércio e no total 3.070 pessoas foram atendidas. “A educação em saúde é uma arma para o futuro, uma forma de evitarmos o avanço no número de casos de dengue, que em Umuarama já chegaram a 660. A faixa etária que concentra o maior número de casos confirmados é dos 20 aos 49 anos, inclusive tirando muitos trabalhadores do serviço. Não podemos descuidar da prevenção, que é a única forma de mudar essas estatísticas”, completou Fábio Barzon.

Dentro dessas ações está incluída a Semana Municipal de Combate à Dengue, aberta na Associação de Moradores do Parque Dom Bosco, dia 16. Nesta quinta, 19, as ações aconteceram na Praça Anchieta e na sexta, 20, na Praça Tamoio, região do Posto de Saúde Central. Este sábado, 21, é o 'dia D' da campanha e as atividades serão na Praça Miguel Rossafa – distribuição de panfletos e adesivos, teatro sobre a dengue e a Tenda da Saúde. Dia 23 será na Praça Sete de Setembro (região da Escola Senador Souza Naves) e dia 24 na ATI do Jardim União.

As ações incluem orientações sobre como evitar a doença, teatro, divulgação da forma correta de separação e acondicionamento de materiais recicláveis, panfletagem e distribuição de cartazes, locais específicos como a Casa da Dengue (em parceria com o Sesc/Umuarama), a Tenda da Saúde, que monitora sinais vitais dos pacientes e presta orientações (com a equipe do Colégio Estadual Hilda Kamal) e Educação em Saúde, com voluntários do curso de enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar).

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Umuarama

Deixe seu comentário